Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Candidato brasileiro vai à final na eleição da direção da Organização Mundial do Comércio

por |
Roberto Azevedo agora enfrentará candidatos do México, Indonésia, Coreia do Sul e Nova Zelândia.

O candidato brasileiro Roberto Azevedo foi um dos cinco nomes classificados para a final na eleição para o cargo de diretor da Organização Mundial do Comércio. O processo que começou com nove candidatos viu hoje a eliminação de quatro deles por terem o menor número de votos na primeira fase da eleição.

O brasileiro agora enfrentará candidatos do México, Indonésia, Coreia do Sul e Nova Zelândia. Na primeira fase foram eliminados nomes de Gana, Quênia, Jordânia e Costa Rica.

O processo de escolha terminará em maio e o nome escolhido pelos mais de 150 países assumirá a entidade em setembro deste ano.

Com sede em Genebra, a OMC é o epicentro das negociações comerciais internacionais. O Brasil já havia concorrido em 2005 para o cargo, mas foi derrotado com o menor número de votos. Essa é a primeira vez que o Brasil passa da primeira fase nas eleições.

Azevedo percorreu o mundo nos últimos três meses em busca de votos e, agora, travará uma disputa acirrada com o candidato mexicano pelos votos da América Latina.

Nos últimos meses, o brasileiro também tem tomado a posição de se distanciar da imagem comercial do Brasil, marcado por medidas protecionistas.

Já o governo tem insistido, ao lado dos demais países dos Brics, que um número maior de organizações internacionais precisam ficar nas mãos de países emergentes que, hoje, já representam 50% do comércio mundial.

A próxima rodada de votações definirá os dois finalistas que, até o dia 31 de maio, passarão por uma última eleição.

Fonte: Estadão

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias