Walmart, maior empregadora do mundo, quer Sindicatos longe
por Jousi Quevedo | Os trabalhadores de uma filial, em Quebec (Canadá), pretendiam ser representados por um Sindicato. O Walmart preferiu fechar a loja.
A família Walton (fundadora da Walmart) está entre as dez mais ricas do planeta. É, ao mesmo tempo, dona da maior empresa e a maior empregadora privada do mundo. A empresa é mais rica e influente do que muitos países. Tem uma frota de 7.100 caminhões gigantes que rodam 24 horas e abastecem as cinco mil lojas da multinacional.
Empregador - O conglomerado emprega 1,3 milhão de pessoas e tem aversão a Sindicatos. Os trabalhadores de uma filial, em Quebec (Canadá), pretendiam ser representados por um Sindicato. O Walmart preferiu fechar a loja.
O Walmart explora sua mão de obra e pressiona os fornecedores a diminuir seus preços, arrochando os salários. Onde chega, o pequeno comércio fecha as portas. Esse é o modelo Walmart, denuncia Serge Halimi, diretor do Le Monde Diplomatique.
Leia - Le Monde Diplomatique Brasil – Dossiê número 10, "Quem manda no mundo", nas bancas.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.