Walmart, maior empregadora do mundo, quer Sindicatos longe

A família Walton (fundadora da Walmart) está entre as dez mais ricas do planeta. É, ao mesmo tempo, dona da maior empresa e a maior empregadora privada do mundo. A empresa é mais rica e influente do que muitos países. Tem uma frota de 7.100 caminhões gigantes que rodam 24 horas e abastecem as cinco mil lojas da multinacional.

Empregador - O conglomerado emprega 1,3 milhão de pessoas e tem aversão a Sindicatos. Os trabalhadores de uma filial, em Quebec (Canadá), pretendiam ser representados por um Sindicato. O Walmart preferiu fechar a loja.

O Walmart explora sua mão de obra e pressiona os fornecedores a diminuir seus preços, arrochando os salários. Onde chega, o pequeno comércio fecha as portas. Esse é o modelo Walmart, denuncia Serge Halimi, diretor do Le Monde Diplomatique.

Leia - Le Monde Diplomatique Brasil – Dossiê número 10, "Quem manda no mundo", nas bancas.

Mais informações:

www.diplomatique.org.br