Vitalidade que contagia! Conheça a história da Dona Angelina
Gabriella Oliveira
Senhora com óculos.

Para ela, o Departamento Médico do Sindec, foi a chance de um recomeço de vida.

Nem mesmo o marca-passo que carrega, e o vento que gela o dia na capital, tiram a vitalidade da aposentada Angelina Felippe. “Eu tenho a pressão alta, o verão não me faz muito bem sabe? Hoje de manhã levantei cedo, precisei sair, voltei pra casa, tomei uma sopinha quente no almoço e já saí de novo”, conta orgulhosa por poder, aos 82 anos, controlar a própria rotina.

A senhora mora sozinha? “Eu e Deus. Mas sempre fui rodeada pelos meus sobrinhos, que ajudei a cuidar como filhos, porque não casei. Acabei virando a tia solteirona, mas não sou recalcada por isso, sou muito feliz”, conta entre risos.

O encontro com a reportagem da Revista “Em Ação” foi durante uma sessão de fisioterapia, que Dona Angelina faz por recomendações médicas, para ajudar no equilíbrio e melhorar o desemprenho nas atividades do dia a dia, que já não é mais o mesmo de quando vivia o intenso cotidiano do comércio.

Aposentada há mais de 20 anos, encerrou a rotina de comerciária na extinta Loja Modelo, que ficava na Rua Riachuelo, bem no centro de Porto Alegre, conforme recorda. Foi trabalhando lá, que conheceu o Sindec e decidiu se associar em 1977.

Senhora fazendo exercício de fisioterapia

“Quase nem usava todos os serviços que o sindicato oferecia, mas com o avançar da idade e os problemas de saúde chegando, vejo que foi a melhor coisa que fiz”, pondera ao falar sobre o departamento médico que, para ela, foi a chance de um recomeço de vida.

Na época os desmaios começaram a ser frequentes. Dona Angelina de repente acordava caída no chão do apartamento. Logo pensou que era coisa séria e procurou assistência de saúde contratando um convênio particular. Foram mais de 15 dias internada. Os médicos diagnosticaram Lúpus, e indiciaram o tratamento para a doença. Mas Dona Angelina não sentia os resultados.

“O tratamento não estava ajudando e logo percebemos que eu não tinha Lúpus. Então comecei a rezar para que Deus me iluminasse e que eu encontrasse um médico que pudesse descobrir o meu problema de saúde”, revela.

E Deus, atendeu as suas preces. Após passar por vários especialistas, Dona Angelina, “caiu” nas mãos do Dr. Aldo Vitória, cardiologista do Sindec, que enfim, a diagnosticou com um grave problema cardiovascular, que desde então vem sendo tratado, motivo pelo qual ela se submeteu a cirurgia para implante do marca-passo.

“Sou muito grata ao Dr. Aldo, ao fisioterapeuta Tiago, enfim, a todas as pessoas do Sindec. Se eu não tivesse um sindicato, nessa altura da vida eu ia ter que trabalhar, não sei onde, mas eu iria, só pra ter o sindicato”, conclui.

Voltar pro topo