Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Vendas no varejo subiram 12% em março, informa CNDL

por |
As vendas no varejo subiram 12,38% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado.

As vendas no varejo subiram 12,38% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado e aumentaram 10,22% ante fevereiro, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base no levantamento realizado junto com o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado de março ante fevereiro é o maior em 12 meses. No primeiro trimestre, houve uma elevação da atividade comercial de 9,16% ante igual período do ano passado.

O resultado do mês passado demonstra, de acordo com a CNDL, a continuidade dos impactos positivos das melhores condições do crédito influenciadas pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, no piso histórico de 7,25% ao ano. Além disso, a entidade destacou a farta oferta de crédito com prestações alongadas e a melhora do mercado de trabalho. "É um crescimento robusto porque a trajetória do comportamento das vendas em 2012 foi toda no azul", avaliou a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, em nota à imprensa. Segundo ela, as políticas de incentivo ao consumo são fatores responsáveis pelo crescimento das operações de crédito no comércio varejista.

Já o aumento de fevereiro para março foi atribuído ao fator calendário. Além de contar com dois dias úteis a mais, o mês passado foi beneficiado pela Páscoa, que é uma das datas mais importantes para o faturamento do varejo. O comportamento das vendas é obtido a partir das consultas que os lojistas fazem ao SPC Brasil dos clientes que pagam com cheque ou de forma parcelada.

A inadimplência no comércio varejista subiu 10,58% em março ante o mesmo mês do ano passado, segundo a CNDL. Na comparação com fevereiro, houve um avanço de 3,61% no calote. No primeiro trimestre do ano, a alta foi de 9,68% na comparação com os três primeiros meses de 2012.

O resultado, de acordo com a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, era esperado e reflete o aumento das compras não planejadas feitas no final do ano passado, geralmente divididas em parcelas. "Março é historicamente o mês que registra pico no número de contas em atraso por causa, principalmente, das compras de Natal não pagas em função de compromissos obrigatórios neste período do ano, como IPTU e IPVA", explicou.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias