
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

As vendas no varejo subiram 12,38% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado e aumentaram 10,22% ante fevereiro, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base no levantamento realizado junto com o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado de março ante fevereiro é o maior em 12 meses. No primeiro trimestre, houve uma elevação da atividade comercial de 9,16% ante igual período do ano passado.
O resultado do mês passado demonstra, de acordo com a CNDL, a continuidade dos impactos positivos das melhores condições do crédito influenciadas pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, no piso histórico de 7,25% ao ano. Além disso, a entidade destacou a farta oferta de crédito com prestações alongadas e a melhora do mercado de trabalho. "É um crescimento robusto porque a trajetória do comportamento das vendas em 2012 foi toda no azul", avaliou a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, em nota à imprensa. Segundo ela, as políticas de incentivo ao consumo são fatores responsáveis pelo crescimento das operações de crédito no comércio varejista.
Já o aumento de fevereiro para março foi atribuído ao fator calendário. Além de contar com dois dias úteis a mais, o mês passado foi beneficiado pela Páscoa, que é uma das datas mais importantes para o faturamento do varejo. O comportamento das vendas é obtido a partir das consultas que os lojistas fazem ao SPC Brasil dos clientes que pagam com cheque ou de forma parcelada.
A inadimplência no comércio varejista subiu 10,58% em março ante o mesmo mês do ano passado, segundo a CNDL. Na comparação com fevereiro, houve um avanço de 3,61% no calote. No primeiro trimestre do ano, a alta foi de 9,68% na comparação com os três primeiros meses de 2012.
O resultado, de acordo com a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, era esperado e reflete o aumento das compras não planejadas feitas no final do ano passado, geralmente divididas em parcelas. "Março é historicamente o mês que registra pico no número de contas em atraso por causa, principalmente, das compras de Natal não pagas em função de compromissos obrigatórios neste período do ano, como IPTU e IPVA", explicou.
Fonte: Jornal do Comércio

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).