Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Vendas no varejo cresceram 0,9% em novembro, informou o IBGE

por |
O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas.

As vendas do comércio varejista crescem 0,9% em novembro em relação a outubro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 14. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde queda de 1,30% a alta de 1,70%, com mediana de positiva de 0,20%.

Na comparação com novembro de 2013, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo avançaram 1% em novembro. Nesse confronto, as projeções vão de declínio de 2,30% a crescimento de 1,60%, com mediana negativa de 0,30%. As vendas do varejo restrito acumulam alta de 2,4% de janeiro a novembro de 2014 e aumentam 2,6% em 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas cresceram 1,2% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam redução de 0,10% a alta de 2,50%, com mediana positiva de 0,90%.

Na comparação com novembro de 2013, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado recuaram 2,7% em novembro de 2014. Nesse confronto, as projeções variavam de recuo de 1,70% a 5,40%, com mediana negativa de 3,50%. Até novembro, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 1,6% no ano de 2014 e recuo de 1,2% em 12 meses.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito subiu 0,9% no trimestre encerrado em novembro de 2014. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas subiu 1,3% no trimestre encerrado em novembro.

O IBGE revisou o volume de vendas no varejo em outubro ante setembro, de 1,0% para 1,3%. A taxa de setembro ante agosto foi revista de 0,4% para 0,5%, e a de agosto ante julho passou de 1,4% para 1,5%. A taxa do varejo ampliado também passou por revisão. Em outubro ante setembro o resultado saiu de 1,7% para 1,9%, e o resultado de setembro ante agosto passou de 0,6% para 0,8%.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias