Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Vendas no comércio crescem 0,3% em novembro e têm sexta alta consecutiva
por Gabriella Oliveira | Desempenho positivo foi puxado pelos setores de uso pessoal e doméstico, tecidos, vestuários e calçados.
O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 0,3% entre outubro e novembro de 2012. A receita nominal também teve crescimento de 0,8%. Foi o sexto crescimento consecutivo do volume de vendas e o nono para a receita. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cinco das oito atividades comerciais apresentaram crescimento no volume de vendas: outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,2%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,6%) e livros, jornais, revistas e papelaria, com taxa de 0,1%.
Os demais setores tiveram queda nas vendas: móveis e eletrodomésticos (-0,2%); material de construção (-0,9%); combustíveis e lubrificantes (-1,5%); veículos e motos, partes e peças (-5,0%) e equipamentos de escritório, informática e comunicação (-11,4%).
Na comparação com novembro do ano passado, o crescimento do volume de vendas chegou a 8,4%. Nos acumulados do ano e dos 12 meses anteriores, o volume de vendas teve altas de 8,9% e 8,6%, respectivamente.
Considerando também os setores de veículos e autopeças e de material de construção (o chamado varejo ampliado), o setor apresentou uma queda de 1,2% no volume de vendas entre outubro e novembro, devido às perdas de 5% do segmento de veículos e de 0,9% do setor de construção.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.