Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Vendas do varejo vão avançar em março
por Jousi Quevedo | O indicador acusou altas de 6,5% em janeiro e de 7,4% em fevereiro.
As vendas do varejo devem crescer 6,5% em março ante igual período do ano passado, segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, apurado mensalmente. Conforme nota divulgada pelo Instituto, entre os fatores que influenciaram o avanço está a desoneração do IPI para eletrodomésticos de linha branca, adotada pelo governo em dezembro.
Já a produção industrial deve se recuperar em fevereiro, após queda de 2,1% em janeiro ante dezembro, avaliam analistas. Com base em indicadores antecedentes da economia como produção de veículos, fluxo de veículos pesados e consumo de energia elétrica, eles acreditam que o resultado de fevereiro deve ficar pouco acima de zero. Mas, na comparação com fevereiro de 2011, a indústria ainda deve apresentar o sexto resultado negativo consecutivo. No último, em janeiro, a queda foi de 3,4% ante igual mês de 2011.
Boa parte do desempenho negativo da indústria em janeiro é explicada pelo fraco resultado dos setores de caminhões e minério de ferro. No caso dos caminhões, as montadoras deram férias coletivas para adaptar as linhas de produção ao novo motor Euro 5, tecnologia menos poluente que teve aplicação definida em 1 de janeiro. Se os caminhões fossem tirados do cálculo, haveria alta de 0,3% em janeiro ante dezembro, diz o economista Rafael Bistaffa, da consultoria Rosenberg & Associados. Para obter o número, ele excluiu o setor da série a partir de janeiro de 2010. "Foi uma mudança pontual que não deve se repetir", esclareceu. Os últimos números da Anfavea já mostram retomada da produção de caminhões. Em fevereiro, foram 11,9 mil unidades ante 3,4 mil apuradas em janeiro. Em dezembro, esse número chegava a 18,3 mil.
A indústria extrativa mineral caiu 8,4% em janeiro ante dezembro e sofreu impacto do recuo da produção de minério de ferro, afetada pelas chuvas em Minas Gerais. Ainda assim, as exportações do setor mostram melhora. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, as vendas retomaram o ímpeto em fevereiro, com 2,18 bilhões de dólares ante 1,83 bilhão em janeiro. Ainda inferiores, porém, aos 2,53 bilhões de dólares de janeiro de 2011 e aos 2,73 bilhões de fevereiro de igual ano. Para Rafael Bacciotti, da Tendências, a produção industrial deve subir 0,7% ante janeiro e, frente a fevereiro de 2011, a queda deve ser de 5,7%. "O resultado de fevereiro deve devolver parte da queda de janeiro."
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.