Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Vendas do varejo vão avançar em março
por Jousi Quevedo | O indicador acusou altas de 6,5% em janeiro e de 7,4% em fevereiro.
As vendas do varejo devem crescer 6,5% em março ante igual período do ano passado, segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, apurado mensalmente. Conforme nota divulgada pelo Instituto, entre os fatores que influenciaram o avanço está a desoneração do IPI para eletrodomésticos de linha branca, adotada pelo governo em dezembro.
Já a produção industrial deve se recuperar em fevereiro, após queda de 2,1% em janeiro ante dezembro, avaliam analistas. Com base em indicadores antecedentes da economia como produção de veículos, fluxo de veículos pesados e consumo de energia elétrica, eles acreditam que o resultado de fevereiro deve ficar pouco acima de zero. Mas, na comparação com fevereiro de 2011, a indústria ainda deve apresentar o sexto resultado negativo consecutivo. No último, em janeiro, a queda foi de 3,4% ante igual mês de 2011.
Boa parte do desempenho negativo da indústria em janeiro é explicada pelo fraco resultado dos setores de caminhões e minério de ferro. No caso dos caminhões, as montadoras deram férias coletivas para adaptar as linhas de produção ao novo motor Euro 5, tecnologia menos poluente que teve aplicação definida em 1 de janeiro. Se os caminhões fossem tirados do cálculo, haveria alta de 0,3% em janeiro ante dezembro, diz o economista Rafael Bistaffa, da consultoria Rosenberg & Associados. Para obter o número, ele excluiu o setor da série a partir de janeiro de 2010. "Foi uma mudança pontual que não deve se repetir", esclareceu. Os últimos números da Anfavea já mostram retomada da produção de caminhões. Em fevereiro, foram 11,9 mil unidades ante 3,4 mil apuradas em janeiro. Em dezembro, esse número chegava a 18,3 mil.
A indústria extrativa mineral caiu 8,4% em janeiro ante dezembro e sofreu impacto do recuo da produção de minério de ferro, afetada pelas chuvas em Minas Gerais. Ainda assim, as exportações do setor mostram melhora. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, as vendas retomaram o ímpeto em fevereiro, com 2,18 bilhões de dólares ante 1,83 bilhão em janeiro. Ainda inferiores, porém, aos 2,53 bilhões de dólares de janeiro de 2011 e aos 2,73 bilhões de fevereiro de igual ano. Para Rafael Bacciotti, da Tendências, a produção industrial deve subir 0,7% ante janeiro e, frente a fevereiro de 2011, a queda deve ser de 5,7%. "O resultado de fevereiro deve devolver parte da queda de janeiro."
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.