Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
O faturamento do segmento atacadista distribuidor cresceu, em termos nominais, 0,44% no acumulado de 2015 até dezembro em comparação ao mesmo período de 2014. Para a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o resultado é satisfatório tendo em vista o enorme desafio enfrentado pelos empresários do segmento em 2015. Ainda segundo dados nominais da pesquisa mensal da entidade, apurada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), houve avanço de 9,82% em dezembro de 2015 em relação ao mesmo mês de 2014 e de 15,25% de novembro para dezembro de 2015, na comparação mês a mês.
Nossa expectativa inicial era fechar o ano com estabilidade em relação a 2014. É uma grata surpresa constatar que, em um ano de extrema dificuldade, as empresas do setor tenham se empenhando ao máximo para se adaptar à nova realidade do mercado. Adaptar produtos, embalagens e estratégias não é apenas uma reação inteligente diante da crise, mas pode ser fator determinante para a sobrevivência das empresas", afirma José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da Abad.
Em termos deflacionados, o faturamento manteve o ritmo de queda, embora menos intensa, tanto na comparação anual quanto no acumulado do ano. Em dezembro, houve recuo de -0,77% em relação ao mesmo mês de 2014 (em maio, a queda havia sido de 12,98% na mesma base de comparação). No acumulado de janeiro a dezembro de 2015, a retração foi 7,94% ante o mesmo período de 2014. Na comparação mês a mês, entre novembro e dezembro, o faturamento cresceu 14,15%.
Os dados nominais refletem com mais propriedade o desempenho do setor atacadista distribuidor. Ocorre que, pela dinâmica do negócio, com poucos reajustes de preços da indústria em períodos pré-determinados ao longo do ano, os repasses de eventuais aumentos para os preços dos produtos não são feitos de forma imediata. Os dados deflacionados levam em consideração uma variação de preço mensal, o que não é uma realidade para o atacadista", afirma Lopes Filho. Além disso, os índices de inflação como o IPCA são medições de variações de preço ao consumidor e consideram um determinado leque de produtos e serviços. As variações de preço do atacado não necessariamente se comportam da mesma forma.
Para a entidade, 2016 será um ano igualmente difícil para o varejo independente, principal cliente do setor. "Com uma inflação anual perigosamente próxima dos dois dígitos e o desemprego atingindo índices cada vez maiores, não será fácil dissipar o alto nível de desconfiança do consumidor. Por isso, a palavra de ordem é reinventar-se para superar os desafios e alcançar maior lucratividade a partir de inovações", afirma o dirigente.
Para além dos insanáveis problemas do País, há um setor produtivo tentando sair do estado de letargia. Temos de continuar atentos e cautelosos em relação aos desdobramentos políticos e econômicos, mas não podemos desanimar. A meta em 2016 é manter os números em patamares positivos", conclui Lopes Filho.
Fonte: Jornal do Comércio
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.