Vendas de shoppings crescem 8,6% no país em 2013, diz associação

Mercado registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões.

O mercado de shopping centers brasileiro registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 8,6% (crescimento nominal, ou seja, sem considerar a inflação) nas vendas em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

O número, no entanto, representa um crescimento menor do que o observado em 2012, quando houve avanço de 9,97%. "O resultado de 2013 é absolutamente consequência direta da desaceleração da economia", avaliou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.

Ao longo do ano passado, foram inaugurados 38 novos empreendimentos no país, alcançando 495 shoppings em operação no Brasil, em 173 cidades.

A Abrasce preve crescimento de 8,3% nas vendas em 2014 e informa que há atualmente 42 empreendimentos em construção que serão inaugurados a partir deste ano.

O número de frequentadores de shoppings no país saltou de 398 milhoes de visitas por mês em 2012 para 415 milhões mensais em 2013, crescimento de 4,2%, aponta o censo Abrasce 2013/2014.

Fora das capitais

O balanço mostra ainda que, no final de 2013, 50% dos shoppings estavam localizados em capitais e 50% em outras cidades. Segundo a associação, pela primeira vez esse percentual  é igual.

Ao final de 2014, com mais 40 inaugurações previstas para o ano, 276 estarão instalados em cidades do interior, diante de 259 empreendimentos em capitais, segundo a associação. A interiorização seria uma tendência  desses empreendimentos, diz a entidade.

Público

O censo da Abrasce aponta que 41% dos frequentadores de shoppings são da classe B. A classe C representa 37% do publico e a classe A, 22%.

"Observamos um crescimento da classe C, mas historicamente a classe B sempre foi o maior público", disse Veiga.

O sábado é o dia com maior público, recebendo 24% dos visitantes da semana. A sexta-feira reune 16% dos frequentadores e o domingo, 14%.