Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Vendas de shoppings crescem 8,6% no país em 2013, diz associação

por |
Mercado registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões.

O mercado de shopping centers brasileiro registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 8,6% (crescimento nominal, ou seja, sem considerar a inflação) nas vendas em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

O número, no entanto, representa um crescimento menor do que o observado em 2012, quando houve avanço de 9,97%. "O resultado de 2013 é absolutamente consequência direta da desaceleração da economia", avaliou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.

Ao longo do ano passado, foram inaugurados 38 novos empreendimentos no país, alcançando 495 shoppings em operação no Brasil, em 173 cidades.

A Abrasce preve crescimento de 8,3% nas vendas em 2014 e informa que há atualmente 42 empreendimentos em construção que serão inaugurados a partir deste ano.

O número de frequentadores de shoppings no país saltou de 398 milhoes de visitas por mês em 2012 para 415 milhões mensais em 2013, crescimento de 4,2%, aponta o censo Abrasce 2013/2014.

Fora das capitais

O balanço mostra ainda que, no final de 2013, 50% dos shoppings estavam localizados em capitais e 50% em outras cidades. Segundo a associação, pela primeira vez esse percentual é igual.

Ao final de 2014, com mais 40 inaugurações previstas para o ano, 276 estarão instalados em cidades do interior, diante de 259 empreendimentos em capitais, segundo a associação. A interiorização seria uma tendência desses empreendimentos, diz a entidade.

Público

O censo da Abrasce aponta que 41% dos frequentadores de shoppings são da classe B. A classe C representa 37% do publico e a classe A, 22%.

Observamos um crescimento da classe C, mas historicamente a classe B sempre foi o maior público", disse Veiga.

O sábado é o dia com maior público, recebendo 24% dos visitantes da semana. A sexta-feira reune 16% dos frequentadores e o domingo, 14%.

Fonte: G1

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias