
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O mercado de shopping centers brasileiro registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 8,6% (crescimento nominal, ou seja, sem considerar a inflação) nas vendas em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).
O número, no entanto, representa um crescimento menor do que o observado em 2012, quando houve avanço de 9,97%. "O resultado de 2013 é absolutamente consequência direta da desaceleração da economia", avaliou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.
Ao longo do ano passado, foram inaugurados 38 novos empreendimentos no país, alcançando 495 shoppings em operação no Brasil, em 173 cidades.
A Abrasce preve crescimento de 8,3% nas vendas em 2014 e informa que há atualmente 42 empreendimentos em construção que serão inaugurados a partir deste ano.
O número de frequentadores de shoppings no país saltou de 398 milhoes de visitas por mês em 2012 para 415 milhões mensais em 2013, crescimento de 4,2%, aponta o censo Abrasce 2013/2014.
Fora das capitais
O balanço mostra ainda que, no final de 2013, 50% dos shoppings estavam localizados em capitais e 50% em outras cidades. Segundo a associação, pela primeira vez esse percentual é igual.
Ao final de 2014, com mais 40 inaugurações previstas para o ano, 276 estarão instalados em cidades do interior, diante de 259 empreendimentos em capitais, segundo a associação. A interiorização seria uma tendência desses empreendimentos, diz a entidade.
Público
O censo da Abrasce aponta que 41% dos frequentadores de shoppings são da classe B. A classe C representa 37% do publico e a classe A, 22%.
Observamos um crescimento da classe C, mas historicamente a classe B sempre foi o maior público", disse Veiga.
O sábado é o dia com maior público, recebendo 24% dos visitantes da semana. A sexta-feira reune 16% dos frequentadores e o domingo, 14%.
Fonte: G1

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).