Vendas de automóveis devem fechar ano com alta de 5%
Andréia Sarmanho

Estimativa foi elaborada pela Anfavea, ante a média diária de vendas de 14.854 automóveis.

As vendas de automóveis leves e veículos pesados devem fechar o ano de 2012 com alta de 4,9% a 5% em relação a 2011, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini. O número representa praticamente estabilidade quando comparado ao acumulado de janeiro a novembro, cuja alta é de 4,8% ante o mesmo período do ano passado.

De acordo com dados de novembro divulgados nesta sexta pela entidade, a média diária de vendas de automóveis leves foi de 14.854 unidades, uma leve queda de 0,1% sobre a média de 14.865 unidades licenciadas em outubro.

– Não houve retração de mercado. As coisas continuam em ritmo muito bom – disse Belini.

Novembro teve 20 dias úteis enquanto outubro teve 22. A respeito das vendas de caminhões, a média diária em novembro subiu 9,9% na comparação com outubro. A média em novembro atingiu 630 caminhões por dia, ante 574 no mês anterior. – O segmento de caminhões está começando a se recuperar, mas no acumulado do ano as vendas ainda estão muito abaixo do registrado em 2011 – disse o presidente da Anfavea.

De janeiro a novembro, as vendas de caminhões apresenta recuo de 19,5% na comparação com o mesmo período de 2011.

Estadão