Unidade sindical, posse e ações junto à SRTERS pautam reunião da Fetracos

O superintendente regional do Trabalho do RS, Claudio Correa, esteve presente no encontro e prestigiou os colegas de federação.

No dia 1º de setembro, em reunião na sede da Força Sindical-RS, aconteceu a formalização de posse de membros da Fetracos em decorrência do período eleitoral em que diretores da federação se licenciaram para concorrer nas eleições 2012.

O presidente da Fetracos em exercício Dionísio Mazui assume no lugar de Clàudio Janta, oriundo dos comerciários e candidato a vereador em Porto Alegre em cumprimento aos estatutos da Fetracos, que determinam a posse em 1º de setembro. "Alguns membros de nossa federação estão licenciados em função da legislação eleitoral no período. Vamos continuar com o trabalho da federação conforme vinha sendo feito, um grupo que vem trabalhando firme no sentido da representação sindical nas diversas esferas", afirmou Dionísio Mazui, também representante do Sindec Quaraí.

As ações que vem sendo realizadas pela Fetracos envolvem os municípios integrantes, cujos representantes de Guaíba, São Gabriel, Pelotas, Alvorada, Sâo Jerônimo, Quaraí, Porto Alegre, estiveram presentes, e também ações interestaduais.

Na reunião foram tratados, nesta linha, temas relacionados à criação de uma entidade que divide a base de trabalhadores no setor de venda de veículos, peças e acessórios.

"Estamos representando os comerciários do Rio Grande do Sul, junto com os diretores e a assessoria jurídica de Carmem Pinto, em Curitiba, para organizar a defesa da unicidade do movimento sindical na base, através desta união com Santa Catarina e com o Paraná. Conseguimos desenvolver ideias que nos permitiram aqui no Sul uma liminar que impede a realização de uma assembleia que pulverizaria o movimento sindical, marcada para o dia 4 de setembro em Curitiba", explicou Dionísio.

O objetivo da unicidade sindical é impedir que o movimento seja dividido e enfraquecido diante das ações de setores empresariais para dominar os movimentos dos trabalhadores. "É um trabalho de conjunto e estamos atuando no sentido de preservar as bases no princípio da unicidade. Estamos buscando que o somatório destes esforços se traduzam em resultados positivos não só para as organizações sindicais que representamos, mas também para o conjunto de trabalhadores que são beneficiários destas decisões consensuais que certamente favorecem a melhoria da qualidade de vida e o acesso dos trabalhadores aos seus sindicatos e seus direitos", complementou Mazui.

O superintendente regional do Trabalho do RS, Claudio Correa, esteve presente no encontro e prestigiou os colegas de federação, já que é oriundo do movimento sindical comerciário e diretor do Sindec. Em sua fala, Correa falou da importância do Ministério do Trabalho para os trabalhadores e a unidade sindical. Manifestou vontade de aproximar cada vez mais a Superintendência Regional do Trabalho dos trabalhadors, destacando que o órgão se destina a defender o trabalho digno e justo no Brasil. "Estamos com amplas ações do MTE no RS, enfocando nos últimos dias atuações na Fronteira do Estado. Os trabalhadores e o movimento sindical devem se aproximar mais do MTE e se apropriar das ações junto ao que é correto aos trabalhadores", afirmou o superintendente.

"A presença do superintendente é fundamental, pois demonstra que poderemos dar continuidade às ações em defesa dos trabalhadores nos aspectos legais que norteiam a estrutura sindical no Brasil", destacou Mazui.

Texto e Imagens: Josemari Quevedo.