
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O último encontro de organização da mobilização Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego Brasileiros, na manhã desta sexta-feira (23), reuniu sindicalistas, empresários e estudantes na Fiergs e afinou a realização da passeata em Porto Alegre, que ocorre dia 26/03, segunda-feira. A saída da passeata está marcada para as 14h, com expectativa de reunir 10 mil pessoas.
O Sindec-POA é parceiro do ato e estará presente com associados e colaboradores.
Detalhes para que o movimento não atrapalhe em demasia o trânsito no Centro da cidade foram repassados entre os organizadores, com ajustes prévios e mudança no tráfego já acertados com a EPTC. A intenção é demonstrar para a população a importância de toda a sociedade em se unir diante do desafio de renovar os meios para que a indústria no Brasil não sofra mais malefícios com a concorrência desigual entre estados e as importações.
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, ressaltou a necessidade de não causar transtornos excessivos ao trânsito e de sensibilizar a população para que o Brasil não pare de gerar mais e melhores empregos. "Temos que debater com os políticos e mostrar para a população que esta causa é de todos", destacou o sindicalista, esclarecendo ainda que não se trata de um movimento contra as importações, mas sim de uma discussão de critérios para a indústria nacional não causar desemprego e quebradeira nas empresas.
O presidente Nacional da Força Sindical, o deputado federal Paulinho Pereira, estará no ato participará da entrega de documentos às autoridades, ao final da passeata na Praça da Matriz.
O governador Tarso Genro receberá os sindicalistas e demais membros do ato no Palácio Piratini. Na Assembleia Legislativa, recebe o documento a vice-presidente, deputada estadual Zilá Breitenbach, representando o presidente Alexandre Postal, que estará em viagem.
Os integrantes que ocuparão os caminhões e carros de som também foram definidos. Pela Força Sindical-RS, o diretor Luis Carlos Barbosa falará no caminhão principal, assim como a produtora cultural Sílvia Duarte. O presidente Janta optou por fazer a caminhada junto ao povo, carregando faixas no solo.
Como destacou o representante regional da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), Mathias Elter, esta mobilização é histórica e um momento importante para o país, quando classes ditas antagônicas se unem pelo bem maior do Brasil. O representante nacional da Associação, Luiz Aubert Neto, também estará presente.
Além da Força Sindical-RS e seus filiados, CUT, CGT, CGTB, UGT e NCST, participam representantes do setor das indústrias, Abinee, vários sindicatos da área metal-mecânico, eletro-eletrônicos, dirigentes de sindicatos empresarias, Simers (Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul), além de representações estudantis (UEE-RS, UBES, UGES e UFRGS).
Serviço do Grito de alerta em Defesa da Produção e do Emprego Brasileiros
Concentração: 13h
Local:Largo Glênio Peres
Saída: 14h
Trajeto: Borges - Jerônimo Coelho - Praça da Matriz
Atos: passeata e entrega de documento unificado entre centrais, empresários e estudantes pelo Desenvolvimento do país e Contra a Desindustrialização para o governador no Palácio Piratini e presidência da ALRS
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.