Tudo pronto para o grande ato pelo desenvolvimento do Brasil em Porto Alegre; Hoje tem passeata Grito de Alerta

A concentração da passeata será no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, a partir das 13h.

O último encontro de organização da mobilização Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego Brasileiros, na manhã desta sexta-feira (23), reuniu sindicalistas, empresários e estudantes na Fiergs e afinou a realização da passeata em Porto Alegre, que ocorre dia 26/03, segunda-feira. A saída da passeata está marcada para as 14h, com expectativa de reunir 10 mil pessoas.

O Sindec-POA é parceiro do ato e estará presente com associados e colaboradores.

Detalhes para que o movimento não atrapalhe em demasia o trânsito no Centro da cidade foram repassados entre os organizadores, com ajustes prévios e mudança no tráfego já acertados com a EPTC. A intenção é demonstrar para a população a importância de toda a sociedade em se unir diante do desafio de renovar os meios para que a indústria no Brasil não sofra mais malefícios com a concorrência desigual entre estados e as importações.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, ressaltou a necessidade de não causar transtornos excessivos ao trânsito e de sensibilizar a população para que o Brasil não pare de gerar mais e melhores empregos. "Temos que debater com os políticos e mostrar para a população que esta causa é de todos", destacou o sindicalista, esclarecendo ainda que não se trata de um movimento contra as importações, mas sim de uma discussão de critérios para a indústria nacional não causar desemprego e quebradeira nas empresas.

O presidente Nacional da Força Sindical, o deputado federal Paulinho Pereira, estará no ato participará da entrega de documentos às autoridades, ao final da passeata na Praça da Matriz.

O governador Tarso Genro receberá os sindicalistas e demais membros do ato no Palácio Piratini. Na Assembleia Legislativa, recebe o documento a vice-presidente, deputada estadual Zilá Breitenbach, representando o presidente Alexandre Postal, que estará em viagem.

Os integrantes que ocuparão os caminhões e carros de som também foram definidos. Pela Força Sindical-RS, o diretor Luis Carlos Barbosa falará no caminhão principal, assim como a produtora cultural Sílvia Duarte. O presidente Janta optou por fazer a caminhada junto ao povo, carregando faixas no solo.

Como destacou o representante regional da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), Mathias Elter, esta mobilização é histórica e um momento importante para o país, quando classes ditas antagônicas se unem pelo bem maior do Brasil. O representante nacional da Associação, Luiz Aubert Neto, também estará presente.

Além da Força Sindical-RS e seus filiados, CUT, CGT, CGTB, UGT e NCST, participam representantes do setor das indústrias,  Abinee, vários sindicatos da área metal-mecânico, eletro-eletrônicos, dirigentes de sindicatos empresarias, Simers (Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul ), além de representações estudantis (UEE-RS, UBES, UGES e UFRGS).

Serviço do Grito de alerta  em Defesa da Produção e do Emprego Brasileiros:

Concentração: 13h

Local:Largo Glênio Peres

Saída: 14h

Trajeto: Borges - Jerônimo Coelho - Praça da Matriz

Atos: passeata e entrega de documento unificado entre centrais, empresários e estudantes pelo Desenvolvimento do país e Contra a Desindustrialização para o governador no Palácio Piratini e ****presidência da ALRS****.

Informações: imprensa@fsindical-rs.org.br - fone (51) 99511980/91025556/97251475