Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
O segundo painel da sexta-feira, dia 9/11, contou com a palestra de Henrique Fersteinseifer, professor geólogo e geógrafo nas universidades da Unisinos, Univates e Unipampa. O debate encerrou o evento, que teve o lançamento da Carta de Santana do Livramento-Rivera 2012.
Fersteinseifer falou de fatores diferenciados da questão ambiental, como a idade das águas. "Falamos muito em recarga do Aquífero, mas precisamos estudar estas questões", destacou."Estamos tentando aprender e compreender este ecossistema", frisou.
Viviane Maciel de Ávila, técnica em Turismo Urbano e supervisora do Projeto Urbal, apresentou as atrações da região incluindo o trabalhador e o comércio no Pampa, sem agredir o meio ambiente. "Tear em lã rústica é um projeto que foi aprimorado pelo projeto", disse.
A heritage tour também foi apresentada como futuro promissor para a região. "O turismo rural também é um dos projetos mais complexos", destacou a técnica.
A população de Livramento terá acesso aos projetos, especialmente na questão das pedras e da recuperação rochosa, que é um dos braços do projeto.
As pessoas nos perguntam onde é? É em Gramado? Não, é em Santana do Livramento", exemplificou Viviane, que apresentou imagens da região.
O presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, declarou a importância do projeto Urbal, que insere a população para conhecer e trabalhar na sua região. "O grande desafio da região é gerar emprego e renda na Fronteira Oeste e aqui temos exemplos factíveis", indicou Mazui.
Renato Correa parabenizou o projeto. Segundo ele, o entendimento do Bioma Pampa e do trabalho no ecossistema influencia questões de saúde da população. "Ao mesmo tempo, a Fronteira e a nossa região é a que mais perde população nos grandes centros, por não haver diversificação de oportunidades nas cidades que gerem com mais vigor emprego e renda", disse, referindo a evasão do homem do campo.
As máquinas e tecnologias estão substituindo as vagas de emprego e renda. A alta produtividade desemprega pessoas e não gera retorno para a população, que abandona as cidades e vai para os grandes centros buscar oportunidades", explicou, cobrando a qualificação dos trabalhadores.
Debate com o público
Lélio Falcão, presidente da Força Verde, falou da aplicação de legislações ambientais que emperram o desenvolvimento. "A sociedade e, por consequência a população, não sobrevive sem os minerais", afirmou Lélio.
Fersteinseifer falou dos solos das regiões, destacando a importância dos estudos para o ecossistema. "Coloque alguma coisa em relação ao conhecimento no turismo", sugeriu o professor à técnica Viviane.
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, cobrou mais uma vez o compromisso de gerar emprego e renda na Fronteira. "A Fronteira Oeste não pode mais viver com migalha, tem que viver com produtividade. Não pode depender de processos anti-democráticos", destacou.
Para Janta, os projetos são fundamentais para toda a região de Fronteira."A população tem que se unir e cobrar dos seus governantes, inclusive para que apresentem bons projetos. Tem que trabalhar e gerar projetos bem feitos para desenvolver a região", indicou o sindicalista.
A mesa recebeu os certificados entregue pelas autoridades presentes.
CARTA DE SANTANA DO LIVRAMENTO-RIVERA 2012
A leitura da Carta de Livramento foi lida pelo secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão. Prestigiaram o ato na mesa o vereador João Conceição; e o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.
A carta destaca o estudo de legislações ambientais equalizadas para que não ocorram desequilíbrios na integração dos países. O Fórum Social Temático 2013 apresentará metas para que contemplem propostas sociais, políticas e ambientais para as cidades.
O aeroporto à região da Fronteira Oeste e o hospital regional de média e alta complexidade foram duas medidas defendidas pelo presidente Janta, além de uma ferrovia para a população.
A Carta foi aprovada por todos os presentes.
Texto: Josemari Quevedo
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.