Trabalhadores rejeitam acordo do PLR em assembleia realizada pelo Sindec-POA

No total, foram 42 manifestações contrárias à proposta, 13 estavam em acordo e 4 trabalhadores se abstiveram.

O Sindec-POA realizou nesta quarta-feira (30/10) uma assembleia com os trabalhadores da empresa Makro Atacado, para discutir e ser votado o plano de Participação nos Lucros e Resultados, o chamado PLR, para o ano de 2013.

O ponto de divergência entre o sindicato e a empresa é referente ao item quatro do acordo, que dispõe o valor a ser pago na distribuição dos lucros e atribui meio salário base para os trabalhadores, um salário base para os cargos de confiança/liderança e três salários para membros da diretoria.

A assembleia convocada pelo sindicato colocou o acordo em votação para que cada trabalhador expresse sua vontade de forma democrática. Através de cédulas, o ato aconteceu de forma secreta, quando a maioria dos trabalhadores optou por rejeitar a proposta da empresa Makro para o Programa de Lucros e Resultados. No total, foram 42 manifestações contrárias à proposta, 13 estavam de acordo e 4 trabalhadores se abstiveram.

O diretor do sindicato, Luis Carlos Barbosa, mediou a reunião e avaliou o resultado da votação como uma decisão que demonstra claramente a insatisfação dos trabalhadores.

“O que podemos constatar são questões bem evidentes. O grau de insatisfação e indignação dos trabalhadores de varejo e atacado, na área dos gêneros alimentícios, que trabalham muito e recebem um salário baixo. A decisão dos trabalhadores foi uma decisão sábia e sensata e mostra que os mesmos não concordam com essa política discriminatória”, declarou Barbosa.

Visando o comprometimento com a categoria e buscando dar legitimidade ao processo, foi realizada esta nova assembleia visto que na primeira, em 21 de outubro, não estavam presentes o número mínimo de trabalhadores para validar a votação. A direção da empresa será informada sobre a decisão da maioria dos trabalhadores e um novo acordo deverá ser apresentado nos próximos dias.