Trabalhadores recebem homenagem em sessão solene na Câmara de Vereadores

O sindicalista e vereador Clàudio Janta foi o proponente da cerimônia.

Uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre marcou a importância dos trabalhadores para o crescimento e desenvolvimento de um Estado. A homenagem à classe operária ocorreu na tarde desta terça-feira (30/4), no Plenário Otávio Rocha.

Integrando a mesa principal estiveram o vice-presidente da Força Sindical no Estado, Walter Fabro; o diretor-presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional (Senalba/RS), Antonio Johann; o juiz-auxiliar da Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), Roberto Siegmann; o representante do V Comando Aéreo Regional (Comar), coronel-aviador Milton Ferreira Becker;

Primeiro a se pronunciar, o sindicalista e vereador Clàudio Janta, proponente da cerimônia aprovada por unanimidade no Legislativo, fez uma avaliação das ações tomadas pelo governo federal, como a alta nas inflações que corroem os salários dos trabalhadores a cada mês. “A inflação está batendo cada vez mais forte na porta e corroendo o salário dos trabalhadores”, afirmou.

Janta também criticou a forte intervenção do governo federal tentando controlar o movimento sindical. “Na Constituição, consta que é livre a liberdade e a autonomia dos sindicatos, o que o governo está querendo cercear de todas as formas, instaurando um controle absurdo sobre as entidades.”

Representando o prefeito José Fortunati, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos. De acordo com dados da secretaria, o índice de desemprego na Capital é de 6,1%.