Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Trabalhadores recebem homenagem em sessão solene na Câmara de Vereadores
por Gabriella Oliveira | O sindicalista e vereador Clàudio Janta foi o proponente da cerimônia.
Uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre marcou a importância dos trabalhadores para o crescimento e desenvolvimento de um Estado. A homenagem à classe operária ocorreu na tarde desta terça-feira (30/4), no Plenário Otávio Rocha.
Integrando a mesa principal estiveram o vice-presidente da Força Sindical no Estado, Walter Fabro; o diretor-presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional (Senalba/RS), Antonio Johann; o juiz-auxiliar da Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), Roberto Siegmann; o representante do V Comando Aéreo Regional (Comar), coronel-aviador Milton Ferreira Becker;
Primeiro a se pronunciar, o sindicalista e vereador Clàudio Janta, proponente da cerimônia aprovada por unanimidade no Legislativo, fez uma avaliação das ações tomadas pelo governo federal, como a alta nas inflações que corroem os salários dos trabalhadores a cada mês. "A inflação está batendo cada vez mais forte na porta e corroendo o salário dos trabalhadores", afirmou.
Janta também criticou a forte intervenção do governo federal tentando controlar o movimento sindical. "Na Constituição, consta que é livre a liberdade e a autonomia dos sindicatos, o que o governo está querendo cercear de todas as formas, instaurando um controle absurdo sobre as entidades."
Representando o prefeito José Fortunati, o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos. De acordo com dados da secretaria, o índice de desemprego na Capital é de 6,1%.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.