Trabalhadores ingressam com pé direito na política

Em Porto Alegre, Cláudio Janta, que representa a classe comerciária foi eleito vereador com mais de 10 mil votos.

Todas as ações – assim como tudo o que se faz na vida - sempre dependeram das decisões políticas. Infelizmente, por muito tempo o sindicalismo ficou alheio à participação efetiva na política. Em São Paulo, sindicalistas ligados à Força Sindical realizam trabalho voltado para a eleição de dirigentes sindicais em todas as esferas, na medida em que os trabalhadores compõem a maioria da população. “Cabe aos sindicalistas construir a ponte entre a representação sindical – por melhores condições de trabalho e de vida – para a representação política, mostrando aos trabalhadores que eles precisam ter seu porta-voz no parlamento, por pessoas comprometidas com a causa trabalhista”, declara Amauri Mortágua, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Tupã/SP.

Vereador eleito com 879 votos nas eleições de 2012, Mortágua lidera o movimento chamado Corrente Comerciária, que apoiou 46 candidatos a vereador nas últimas eleições, dos quais 12 foram eleitos. O desempenho é particularmente expressivo para os Comerciários, categoria para a qual o horário de funcionamento do comércio depende da legislação municipal, especialmente no tocante aos domingos. Alguns tribunais regionais apresentam o entendimento de que não cabe ao município legislar sobre o assunto, mas à União. Todavia, essa não é a compreensão dominante no Brasil, o que aumenta a possibilidade de êxito nas instâncias superiores. A própria legislação autoriza a abertura  dominical do comércio vincula a medida à permissão do município.

Ao se referir ao conjunto dos trabalhadores, Amauri Mortágua ressalta que “há poucos paulinhos no Congresso Nacional”, numa clara menção ao deputado federal e presidente nacional da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva. O presidente dos Comerciários de Tupã afirma que os sindicalistas precisam ultrapassar os limites da porta dos sindicatos e adentrar no debate político.

NOVA GERAÇÃO E A POLÍTICA - Charles Eduardo Fernandes tem 34 anos de idade e já aos 14 ingressava na categoria comerciária como empacotador, chegando a ocupar a sub-gerência do mesmo estabelecimento em que começou a carreira. Ao concorrer à presidência do Sindicato dos Empregados no Comércio de Cruzeiro - cidade do interior paulista, localizada na Serra da Mantiqueira, no cruzamento entre São Paulo, Minas Gerias e Rio de Janeiro - Charles foi eleito com 97% dos votos válidos e, nas eleições gerais de 2012 obteve 887 e se elegeu vereador daquele município. Em Cruzeiro estão instaladas grandes redes do comércio varejista, o que faz com o comércio seja a principal atividade econômica da cidade.

**Em Porto Alegre **– cidade que ocupa 42,7% dos empregos formais na área de serviços; 27,7% na administração pública; 16,2% no comércio, e 14,4% na indústria – Clàudio Janta foi eleito com mais de 10 mil votos. Ele é secretário-geral do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre, categoria formada por mais de 100 mil trabalhadores e que corresponde a 8% da população (1.4 milhão, IBGE/2010). Janta é presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul e representa a nova geração de sindicalistas do país, formado a partir das lutas pela redemocratização do país, sendo ativista em campanhas como as “Diretas, Já!”, Constituinte de 88 e criação das centrais sindicais.

Fonte: Força Sindical