Trabalhadores e sindicalistas estiveram presente no ato durante sessão na Câmara

O tema foi muito bem colocado e de uma forma extremamente feliz pelo nosso presidente Clàudio Janta, porque efetivamente o transporte coletivo ele faz parte do trabalho decente - ressalta o sindicalista Johann.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, esteve nesta quinta-feira, dia 9, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, onde ocupou o espaço na Tribuna Popular para tratar das condições do transporte coletivo da cidade e os aumentos no preço da passagem que os trabalhadores estão pagando.

Janta apresentou para os vereadores o conceito e a essência do Trabalho Decente, lembrando da realização da Conferência Nacional do Trabalho Decente em Brasília, no mês de maio.

• Entendemos que o trabalho decente é um conjunto de ações empresariais, públicas dos trabalhadores. É um conjunto de coisas que levam a dignidade às pessoas. Não é só o local de trabalho, mas entendemos que o Trabalho Decente passa pela moradia das pessoas, pelo saneamento, pela escola e pela saúde - explica.

Sindicalistas e trabalhadores estiveram presente no ato, que marca as ações da central visando assegurar um transporte de qualidade para os trabalhadores da cidade.

• O trabalhador que tem um salário de 500 ou 600 reais a passagem passa a ser cobrada por um valor muito alto, mesmo que o Prefeito tenha reduzido a inflação, os custos que estão embutidos são muito altos, além de outro problema sério que é a distância e a demora durante o percurso - afirma o diretor da Força Sindical, Cláudio Correa.

• Efetivamente o transporte coletivo faz parte do Trabalho Decente. Essa premissa é extremamente importante porque o trabalhador necessita de um transporte digno e adequado, e isso tudo por um preço justo. Realmente, alguns aumentos tem sido injustificáveis. Parece que não obedeceram aspectos técnicos. Isso deve ser questionado por nós trabalhadores – comenta Antônio Johann, presidente do Senalba/RS (Sindicato dos empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional no Rio Grande do Sul).

Texto: Ligiane Brondani

Fotos: Cintia Rodrigues