Trabalhadores e sindicalistas estiveram presente no ato durante sessão na Câmara
por Jousi Quevedo | O tema foi muito bem colocado e de uma forma extremamente feliz pelo nosso presidente Clàudio Janta, porque efetivamente o transporte coletivo ele faz parte do trabalho decente - ressalta o sindicalista Johann.
O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, esteve nesta quinta-feira, dia 9, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, onde ocupou o espaço na Tribuna Popular para tratar das condições do transporte coletivo da cidade e os aumentos no preço da passagem que os trabalhadores estão pagando.
Janta apresentou para os vereadores o conceito e a essência do Trabalho Decente, lembrando da realização da Conferência Nacional do Trabalho Decente em Brasília, no mês de maio.
Entendemos que o trabalho decente é um conjunto de ações empresariais, públicas dos trabalhadores. É um conjunto de coisas que levam a dignidade às pessoas. Não é só o local de trabalho, mas entendemos que o Trabalho Decente passa pela moradia das pessoas, pelo saneamento, pela escola e pela saúde - explica.
Sindicalistas e trabalhadores estiveram presente no ato, que marca as ações da central visando assegurar um transporte de qualidade para os trabalhadores da cidade.
O trabalhador que tem um salário de 500 ou 600 reais a passagem passa a ser cobrada por um valor muito alto, mesmo que o Prefeito tenha reduzido a inflação, os custos que estão embutidos são muito altos, além de outro problema sério que é a distância e a demora durante o percurso - afirma o diretor da Força Sindical, Cláudio Correa.
Efetivamente o transporte coletivo faz parte do Trabalho Decente. Essa premissa é extremamente importante porque o trabalhador necessita de um transporte digno e adequado, e isso tudo por um preço justo. Realmente, alguns aumentos tem sido injustificáveis. Parece que não obedeceram aspectos técnicos. Isso deve ser questionado por nós trabalhadores – comenta Antônio Johann, presidente do Senalba/RS (Sindicato dos empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional no Rio Grande do Sul).
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.