Sindicato participa de evento sobre a crise financeira do Rio Grande do Sul
Ligiane Brondani
público atento aos discurso do governador

Governo estadual convocou representantes de diferentes setores para explicar o mandado de segurança protocolado em Brasília.

A Força Sindical-RS participou, nesta sexta-feira (dia 26), do evento de prestação de contas do Estado sobre o mandado de segurança protocolado na Justiça Federal, em Brasília, que questiona o cálculo da União no processo de renegociação da dívida. O encontro, no Palácio Piratini, serviu para endossar a políticos, representantes dos Poderes e entidades sociais o anúncio de ingresso com nova ação judicial para questionar a dívida com a União.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Euzebio Ruschel, a conta feita pelo governo federal acrescenta R$ 7 bilhões em relação ao que o governo esperava pagar da dívida. Em 1º de janeiro de 2013, o governo devia R$ 43 bilhões. Agora, com o decreto, deve R$ 50 bilhões.

Para o diretor da Força Sindical-RS e do Sindec/POA, Claudio Correa, este é um momento difícil para o Estado, e que é preciso uma iniciativa para buscar alternativas.

“O que assistimos é que, juridicamente, tem a possibilidade da redução desses juros que são cobrados de forma exorbitante. Se nós estivermos unidos, vamos poder atingir nossos objetivos contra tudo aquilo que vem tirando a capacidade de investimento no Rio Grande do Sul”.

O sindicalista também lembrou que esta falta de investimentos acaba refletindo no número de vagas do mercado de trabalho. “Certos investimentos que deveriam ter ocorrido no Estado, como na Fronteira, não foram feitos. E isso temos debatido amplamente na Força Sindical”.

Senadores, deputados, secretários e lideranças partidárias gaúchas estiveram presentes no evento realizado no Piratini. Representantes dos três poderes e entidades sociais também acompanharam os discursos.

O mandando de segurança possibilita decisão em caráter liminar, o que suspenderia temporariamente o pagamento da dívida.