Sindicato obtém sentenças contra Lojas Riachuelo em Guarulhos
por Jousi Quevedo | Relatos de que comerciárias com gravidez confirmada vinham sendo pressionadas a pedir demissão, abrindo mão de direitos garantidos às gestantes.
O Sincomerciários de Guarulhos obteve sentenças na Justiça do Trabalho, que obrigam a Lojas Riachuelo a rescindir indiretamente o contrato de quatro comerciárias e pagar todos os direitos.
A decisão garante às trabalhadoras o pagamento da multa de 40% sobre o Fundo de Garantia (FGTS) e também o valor referente ao período de licença-maternidade (quatro meses de salário), mais 75 dias de estabilidade após o término da licença.
Pressão - As ações foram apresentadas pelo Jurídico do Sincomerciários, após seguidas denúncias de irregularidades. Entre elas, relatos de que comerciárias com gravidez confirmada vinham sendo pressionadas a pedir demissão, abrindo mão de direitos garantidos às gestantes.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.