Sindicato obtém sentenças contra Lojas Riachuelo em Guarulhos
por Jousi Quevedo |
O Sincomerciários de Guarulhos obteve sentenças na Justiça do Trabalho, que obrigam a Lojas Riachuelo a rescindir indiretamente o contrato de quatro comerciárias e pagar todos os direitos.
A decisão garante às trabalhadoras o pagamento da multa de 40% sobre o Fundo de Garantia (FGTS) e também o valor referente ao período de licença-maternidade (quatro meses de salário), mais 75 dias de estabilidade após o término da licença.
Pressão - As ações foram apresentadas pelo Jurídico do Sincomerciários, após seguidas denúncias de irregularidades. Entre elas, relatos de que comerciárias com gravidez confirmada vinham sendo pressionadas a pedir demissão, abrindo mão de direitos garantidos às gestantes.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.