Sindicalistas da Força Sindical se reuniram nesta terça-feira (20) com dirigentes da Federação Nacional dos Sindicatos da China (FNSCh) para discutir a atuação do movimento sindical no Brics Sindical, que acontece em junho em Fortaleza.
Durante a reunião, os dirigentes brasileiros falaram sobre experiências de organização sindical e a luta visando o fortalecimento das entidades sindicais. "Este intercâmbio visa contribuir para o avanço dos direitos dos trabalhadores na China e nosso país", define o Secretario de Relações Internacionais da Força Sindical e Presidente do Sindec-POA, Nilton Souza (Neco).
O secretario Nacional de Legislação da FNCh, Guo Jur, ressaltou que os países que compõe o Brics desenvolvam uma política comum de interesses para evitar conflitos. "O mundo globalizado cria conflitos que prejudica os avanços dos direitos", alerta o dirigente chinês. "É importante criarmos uma plataforma de intercambio de conhecimentos para fortalecer a luta".
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.