Sindicalistas de Catalão (GO) visitam o Sindec e trocam experiências sobre luta pelos trabalhadores
Jousi Quevedo

O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que passou informações sobre a experiência sindical dos comerciários em Porto Alegre.

O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, recebeu na manhã desta quarta-feira a visita de uma comitiva de sindicalistas da cidade de Catalão, Goiás. Em pauta no encontro, a troca de experiências da relação dos trabalhadores com seus sindicatos.

Há pouco tempo formados, os sindicatos dos metalúrgicos e comerciários em Catalão enfretam vários desafios para garantir os direitos dos trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Catalão - GO (Simecat), Carlos Albino de Rezende Júnior, contou que inclusive colegas sindicalistas foram presos em campanhas sindicais. Outro diretor do Simecat, José Geraldo Coelho contou que o sindicato é novo e a visita ao Sindec serve como um aprendizado da "experiência dos colegas de Porto Alegre".

O vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão, Everton Alves Laurindo (Pingo), falou que na sua base são 5 mil comerciários trabalhadores em mais de 3 mil lojas. "E está crescendo muito", disse.

Neco explicou como ocorre no Sindec-POA a questão das taxas sindicais, da TAC, descontos, repasses e filiações. "Porto Alegre se desenvolve muito através de seus serviços, há pelo menos três novos shoppings com previsão de abertura em nossa base, que conta com mais de 100 mil comerciários", disse.

Participaram do encontro também o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, o tesoureiro do Sindec, Luis Carlos Barbosa, e o diretor do Sindec Claudio Correa.

Voltar pro topo