Sindicalistas de Catalão (GO) visitam o Sindec e trocam experiências sobre luta pelos trabalhadores
por Jousi Quevedo | O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que passou informações sobre a experiência sindical dos comerciários em Porto Alegre.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, recebeu na manhã desta quarta-feira a visita de uma comitiva de sindicalistas da cidade de Catalão, Goiás. Em pauta no encontro, a troca de experiências da relação dos trabalhadores com seus sindicatos.
Há pouco tempo formados, os sindicatos dos metalúrgicos e comerciários em Catalão enfretam vários desafios para garantir os direitos dos trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Catalão - GO (Simecat), Carlos Albino de Rezende Júnior, contou que inclusive colegas sindicalistas foram presos em campanhas sindicais. Outro diretor do Simecat, José Geraldo Coelho contou que o sindicato é novo e a visita ao Sindec serve como um aprendizado da "experiência dos colegas de Porto Alegre".
O vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão, Everton Alves Laurindo (Pingo), falou que na sua base são 5 mil comerciários trabalhadores em mais de 3 mil lojas. "E está crescendo muito", disse.
Neco explicou como ocorre no Sindec-POA a questão das taxas sindicais, da TAC, descontos, repasses e filiações. "Porto Alegre se desenvolve muito através de seus serviços, há pelo menos três novos shoppings com previsão de abertura em nossa base, que conta com mais de 100 mil comerciários", disse.
Participaram do encontro também o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, o tesoureiro do Sindec, Luis Carlos Barbosa, e o diretor do Sindec Claudio Correa.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.