Sindicalistas de Catalão (GO) visitam o Sindec e trocam experiências sobre luta pelos trabalhadores
por Jousi Quevedo | O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que passou informações sobre a experiência sindical dos comerciários em Porto Alegre.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, recebeu na manhã desta quarta-feira a visita de uma comitiva de sindicalistas da cidade de Catalão, Goiás. Em pauta no encontro, a troca de experiências da relação dos trabalhadores com seus sindicatos.
Há pouco tempo formados, os sindicatos dos metalúrgicos e comerciários em Catalão enfretam vários desafios para garantir os direitos dos trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Catalão - GO (Simecat), Carlos Albino de Rezende Júnior, contou que inclusive colegas sindicalistas foram presos em campanhas sindicais. Outro diretor do Simecat, José Geraldo Coelho contou que o sindicato é novo e a visita ao Sindec serve como um aprendizado da "experiência dos colegas de Porto Alegre".
O vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão, Everton Alves Laurindo (Pingo), falou que na sua base são 5 mil comerciários trabalhadores em mais de 3 mil lojas. "E está crescendo muito", disse.
Neco explicou como ocorre no Sindec-POA a questão das taxas sindicais, da TAC, descontos, repasses e filiações. "Porto Alegre se desenvolve muito através de seus serviços, há pelo menos três novos shoppings com previsão de abertura em nossa base, que conta com mais de 100 mil comerciários", disse.
Participaram do encontro também o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, o tesoureiro do Sindec, Luis Carlos Barbosa, e o diretor do Sindec Claudio Correa.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.