Mundo sindical.

Navegação principal do site

Sindicalistas brasileiros e mexicanos fazem intercâmbio sindical

por |
Os interesses da Força Sindical-RS se igualam aos da CROC.

Na última sexta-feira (dia 23) a Força Sindical-RS recebeu os dirigentes da Confederação Revolucionária de Obreiros e Campesinos do México (CROC) para um intercâmbio sindical e troca de experiências. O presidente em exercício, Marcelo Furtado, o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, e o assessor para Assuntos Internacionais, Ortelio Palacio receberam a delegação em Porto Alegre.

O principal assunto do encontro foi o projeto desenvolvido para os trabalhadores mexicanos chamado "Turismo Social", que proporciona mais acesso à cultura e ao lazer, beneficiando também as famílias dos trabalhadores.

Dos nossos programas sociais o mais importante é do turismo social. Estamos recebendo todo apoio do estado, porque coordenamos e organizamos todos os domingos da semana convida todos os trabalhadores dando oportunidade de ir com a família ao cinema gratuitamente. O próximo passo é fortalecer a organização política", declarou o secretário-geral da CROC, Pedro Oxté Conrado.

O presidente em exercício, Marcelo Furtado, comentou com os sindicalistas mexicanos alguns empecilhos encontrados no movimento sindical brasileiro e as ações que estão sendo tomadas para garantir mais avanços e conquistas para os trabalhadores.

O grupo realizou uma visita também na Câmara de Vereadores da capital. Na Casa aconteceu uma reunião com o presidente, vereador Mauro Pinheiro, e pelo sindicalista e vereador, Clàudio Janta, também presidente licenciado da Força Sindical-RS.

Hoje no Brasil o Movimento Sindical vive somente para discutir o aumento salarial. Acredito que devemos estar mais inseridos nas questões diretas da vida dos trabalhadores, como educação, saúde, transporte público, e isso se faz na política", destacou Janta.

Os interesses da Força Sindical-RS se igualam aos da CROC no que diz respeito à defesa de direitos dos trabalhadores e na luta pela melhoraria da qualidade de vida

Saiba mais sobre a CROC

A Confederação Revolucionária de Obreiros e Campesinos foi fundada em abril de 1952 na Cidade do México durante o Congresso Constitutivo convocado por quatro centrais trabalhistas.

Até o ano de 1980 a CROC filiou 750.000 trabalhadores com representação em 17 estados da república. Em 1980 mudou os estatutos - de presidência da organização que tinha uma vigência de um ano, e além disso era rotativa, mudou para ser encabeçada por um Secretário Geral do Comite Executivo Nacional. Neste tempo a CROC sindicalizou mais de 4,5 milhões de trabalhadores distribuídos em 32 Federações Estatais, tendo também 17 Federações Nacionais Industriais por ramo: assim como 3.600 Sindicatos locais, nacionais e de empresa, totalizando 15.000 contratos coletivos de trabalho.

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias