Mundo sindical.

Navegação principal do site

Sindicalistas abordam temas trabalhistas e definem ações durante reunião estadual

por |
auditório com pessoas reunidas.
Na oportunidade também foi abordada temas referentes às reformas trabalhistas e previdenciárias.

A Força Sindical-RS realizou a reunião estadual com os representantes dos sindicatos filiados na terça-feira, dia 31. No encontro os sindicalistas explanaram sobre a aprovação da súmula 86 no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, que determina a uniformização da Contribuição Assistencial estabelecida em normas coletivas, sendo devida por todos os trabalhadores representados, não só pelos associados do sindicato.

De acordo com o diretor, Claudio Correa, esta foi uma decisão histórica, "mas não significa que vencemos a batalha. Precisamos avaliar de que forma vamos atuar com os sindicatos que assinaram o TAC (Termo de Acordo de Conduta) ".

O presidente em exercício, Marcelo Furtado, mencionou que o presidente nacional da força Sindical e deputado federal, Paulinho da Força, encaminhou um projeto de lei à Câmara Federal para regulamentar o desconto compulsório desta contribuição, bem como criar dispositivos correlatos.

Na oportunidade também foi abordada temas referentes às reformas trabalhistas e previdenciárias.

O atual Governo Federal tem realizado reuniões com as centrais sindicais para discutir as propostas para as possíveis reformas, tanto da Previdência Social como da Legislação Trabalhista. Os diretores da Direção Nacional da Força Sindical estão participando destes debates.

O presidente licenciado da Força Sindical-RS e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta, defendeu que os direitos dos trabalhadores não devem ser alterados. "Estamos firmes na questão de perder direitos, conquistamos e só vamos concordar em mudar as regras daqui para frente. Direito adquirido é direito conquistado".

Os dirigentes sindicais definiram que na segunda segunda-feira de todo mês haverá a reunião estadual da Central. Também ficou acordada um encontro com os consultores jurídicos dos sindicatos filiados. Será na sexta-feira, dia 3 de junho, às 10h, na sede da Central (Avenida Cristóvão Colombo, 203).

Notícias

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Sindec Porto Alegre empossa nova Diretoria e lança nova marca em cerimônia solene

Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.

Sindec conclui negociação e garante aumento real para a categoria comerciária

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.

Funcionamento do comércio no 2º turno de eleição

Empresas não podem abrir sem acordo.

Funcionamento do comércio no domingo de eleição

Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.

Referendo da Assembleia é concluído e categoria aprova a pauta de reinvindicação

Foram coletados 7662 votos no comércio.

Sindec-POA assina Convenção Coletiva e garante direitos para comerciários de concessionárias

O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Campanha Salarial do Sindec é lançada e busca valorização do comerciário

Comerciário valorizado, comércio fortalecido é o tema desse ano.

Assembleia vai marcar o início da Campanha Salarial dos comerciários

Assembleia acontece na próxima quinta-feira (29) no formato híbrido.

Comerciários elegem nova diretoria do Sindec-POA com 96% de aprovação

O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.