
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Na tarde da última terça-feira, 7 de outubro, o Sindec-POA realizou uma assembleia com os comerciários que recentemente foram demitidos da rede Walmart, para que os mesmos pudessem decidir a respeito da proposta feita pela empresa.
Os comerciários foram recebidos no auditório do Sindec-POA pelo diretor João Vilmar e pelo presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, que na ocasião esclareceram as dúvidas da categoria a respeito do assunto.
A proposta do Walmart é de que seja feita a readmissão dos funcionários demitidos, sem justa causa, dos supermercados da rede, desde 1º de dezembro de 2013, nas mesmas condições contratuais anteriores à dispensa.
Pela proposta os comerciários retornariam à função de vendedores com direito as mesas comissões sobre as vendas que recebiam anteriormente. Em contrapartida a empresa requer a devolução parcelada do aviso prévio proporcional e da multa de 40% do FGTS, valores pagos aos trabalhadores demitidos. Esses descontos seriam feitos num percentual não superior a 15% do salário mensal dos trabalhadores readmitidos.
Para os trabalhadores que não quiserem retornar ao trabalho, a empresa propõe uma indenização adicional aos valores já percebidos de R$ 3mil. A empresa sugere ainda o retorno da função de vendedor comissionado e a extinção do cargo de atendente, funcionários contratados para substituir os vendedores, que na posição anterior teriam essa função extinta nos quadros da empresa.
O Sindec-POA apresentou a proposta e dialogou com os trabalhadores para que eles pudessem decidir a melhor opção. Até o dia 10 de outubro o Sindec deverá repassar ao Walmart a listagem dos comerciários que desejam retornar ao trabalho, bem como os que optarem pela indenização.
A empresa requer o prazo de até 31 de outubro de 2014 para formalizar os processos de readmissão e até 15 de novembro para o pagamento das multas para os trabalhadores que optarem por esta condição.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).