Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA realiza assembleia com trabalhadores demitidos da rede Walmart
por Gabriella Oliveira | Comerciários devem decidir até o dia 10 de outubro se aceitam proposta feita pela empresa.
Na tarde da última terça-feira, 7 de outubro, o Sindec-POA realizou uma assembleia com os comerciários que recentemente foram demitidos da rede Walmart, para que os mesmos pudessem decidir a respeito da proposta feita pela empresa.
Os comerciários foram recebidos no auditório do Sindec-POA pelo diretor João Vilmar e pelo presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, que na ocasião esclareceram as dúvidas da categoria a respeito do assunto.
A proposta do Walmart é de que seja feita a readmissão dos funcionários demitidos, sem justa causa, dos supermercados da rede, desde 1º de dezembro de 2013, nas mesmas condições contratuais anteriores à dispensa.
Pela proposta os comerciários retornariam à função de vendedores com direito as mesas comissões sobre as vendas que recebiam anteriormente. Em contrapartida a empresa requer a devolução parcelada do aviso prévio proporcional e da multa de 40% do FGTS, valores pagos aos trabalhadores demitidos. Esses descontos seriam feitos num percentual não superior a 15% do salário mensal dos trabalhadores readmitidos.
Para os trabalhadores que não quiserem retornar ao trabalho, a empresa propõe uma indenização adicional aos valores já percebidos de R$ 3mil. A empresa sugere ainda o retorno da função de vendedor comissionado e a extinção do cargo de atendente, funcionários contratados para substituir os vendedores, que na posição anterior teriam essa função extinta nos quadros da empresa.
O Sindec-POA apresentou a proposta e dialogou com os trabalhadores para que eles pudessem decidir a melhor opção. Até o dia 10 de outubro o Sindec deverá repassar ao Walmart a listagem dos comerciários que desejam retornar ao trabalho, bem como os que optarem pela indenização.
A empresa requer o prazo de até 31 de outubro de 2014 para formalizar os processos de readmissão e até 15 de novembro para o pagamento das multas para os trabalhadores que optarem por esta condição.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.