Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA realiza assembleia com trabalhadores demitidos da rede Walmart
por Gabriella Oliveira | Comerciários devem decidir até o dia 10 de outubro se aceitam proposta feita pela empresa.
Na tarde da última terça-feira, 7 de outubro, o Sindec-POA realizou uma assembleia com os comerciários que recentemente foram demitidos da rede Walmart, para que os mesmos pudessem decidir a respeito da proposta feita pela empresa.
Os comerciários foram recebidos no auditório do Sindec-POA pelo diretor João Vilmar e pelo presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, que na ocasião esclareceram as dúvidas da categoria a respeito do assunto.
A proposta do Walmart é de que seja feita a readmissão dos funcionários demitidos, sem justa causa, dos supermercados da rede, desde 1º de dezembro de 2013, nas mesmas condições contratuais anteriores à dispensa.
Pela proposta os comerciários retornariam à função de vendedores com direito as mesas comissões sobre as vendas que recebiam anteriormente. Em contrapartida a empresa requer a devolução parcelada do aviso prévio proporcional e da multa de 40% do FGTS, valores pagos aos trabalhadores demitidos. Esses descontos seriam feitos num percentual não superior a 15% do salário mensal dos trabalhadores readmitidos.
Para os trabalhadores que não quiserem retornar ao trabalho, a empresa propõe uma indenização adicional aos valores já percebidos de R$ 3mil. A empresa sugere ainda o retorno da função de vendedor comissionado e a extinção do cargo de atendente, funcionários contratados para substituir os vendedores, que na posição anterior teriam essa função extinta nos quadros da empresa.
O Sindec-POA apresentou a proposta e dialogou com os trabalhadores para que eles pudessem decidir a melhor opção. Até o dia 10 de outubro o Sindec deverá repassar ao Walmart a listagem dos comerciários que desejam retornar ao trabalho, bem como os que optarem pela indenização.
A empresa requer o prazo de até 31 de outubro de 2014 para formalizar os processos de readmissão e até 15 de novembro para o pagamento das multas para os trabalhadores que optarem por esta condição.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.