Sindec-POA realiza assembleia com trabalhadores demitidos da rede Walmart

Comerciários devem decidir até o dia 10 de outubro se aceitam proposta feita pela empresa.

Na tarde da última terça-feira, 7 de outubro, o Sindec-POA realizou uma assembleia com os comerciários que recentemente foram demitidos da rede Walmart, para que os mesmos pudessem decidir a respeito da proposta feita pela empresa.

Os comerciários foram recebidos no auditório do Sindec-POA pelo diretor João Vilmar e pelo presidente em exercício da Fetracos-RS, Dionísio Mazui, que na ocasião esclareceram as dúvidas da categoria a respeito do assunto.

A proposta do Walmart é de que seja feita a readmissão dos funcionários demitidos, sem justa causa, dos supermercados da rede, desde 1º de dezembro de 2013, nas mesmas condições contratuais anteriores à dispensa.

Pela proposta os comerciários retornariam à função de vendedores com direito as mesas comissões sobre as vendas que recebiam anteriormente. Em contrapartida a empresa requer a devolução parcelada do aviso prévio proporcional e da multa de 40% do FGTS, valores pagos aos trabalhadores demitidos. Esses descontos seriam feitos num percentual não superior a 15% do salário mensal dos trabalhadores readmitidos.

Para os trabalhadores que não quiserem retornar ao trabalho, a empresa propõe uma indenização adicional aos valores já percebidos de R$ 3mil. A empresa sugere ainda o retorno da função de vendedor comissionado e a extinção do cargo de atendente, funcionários contratados para substituir os vendedores, que na posição anterior teriam essa função extinta nos quadros da empresa.

O Sindec-POA apresentou a proposta e dialogou com os trabalhadores para que eles pudessem decidir a melhor opção. Até o dia 10 de outubro o Sindec deverá repassar ao Walmart a listagem dos comerciários que desejam retornar ao trabalho, bem como os que optarem pela indenização.

A empresa requer o prazo de até 31 de outubro de 2014 para formalizar os processos de readmissão e até 15 de novembro para o pagamento das multas para os trabalhadores que optarem por esta condição.