Sindec-POA participa de Tribuna Popular na Câmara de Vereadores

Presidente da Fetracos-RS e Tesoureiro do Sindec-POA destacaram a 7ª Marcha das Centrais Sindicais à Brasília.

A tribuna popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi ocupada pelo presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores no Comércio do RS (Fetracos), Dionísio Mazuí, e pelo  Tesoureiro-geral do Sindec-POA e diretor da Força Sindical-RS Luis Carlos Barbosa.

Ambos destacaram a 7ª Marcha dos Trabalhadores, ocorrida no mês passado em Brasília. A marcha saiu do Estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional e reuniu mais de 50 mil trabalhadores.

Mazui criticou a falta de diálogo do Governo Federal com o sindicalismo. “É importante dizer que nós elegemos um presidente representante dos trabalhadores e chegamos ao governo, mas de fato não chegamos ao poder. Isso porque os monopólios internacionais e interesses financeiros ainda continuam determinando, numa lógica de mercado, qual a política a ser adota pelo governo” argumentou o dirigente, ao reforçar que um dos pilares da democracia é o diálogo produtivo.

Ao concluir, o diretor afirmou que a central só poderá dizer que os trabalhadores chegaram ao poder quando as nossas reivindicações estiverem sendo atendidas e a classe estiver “participando efetivamente daquela riqueza que nós produzimos”.

Em sua manifestação, Barbosa destacou "o crescimento pífio do PIB", que, segundo ele, coloca a economia em um patamar extremamente perigoso, diante das incertezas econômicas mundiais. "Queremos juros baixos, valorização do trabalho e desenvolvimento nacional. Um país como o nosso, com urgente necessidade de crescer e se desenvolver, não pode se dar ao luxo de transferir enormes volumes de capital sob a forma de renda improdutiva", disse Barbosa.

A central encerrou a participação na tribuna manifestando apoio aos projetos do vereador Clàudio Janta que designam cobrador para transporte acima de 21 passageiros e a abertura dos Postos 24 horas por dia e nos finais de semana. As bancadas dos partidos na Câmara mostraram reconhecimento às lutas e parabenizaram o trabalho desempenhado pela Força Sindical-RS.