Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA participa de Tribuna Popular na Câmara de Vereadores
por Gabriella Oliveira | Presidente da Fetracos-RS e Tesoureiro do Sindec-POA destacaram a 7ª Marcha das Centrais Sindicais à Brasília.
A tribuna popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi ocupada pelo presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores no Comércio do RS (Fetracos), Dionísio Mazuí, e pelo Tesoureiro-geral do Sindec-POA e diretor da Força Sindical-RS Luis Carlos Barbosa.
Ambos destacaram a 7ª Marcha dos Trabalhadores, ocorrida no mês passado em Brasília. A marcha saiu do Estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional e reuniu mais de 50 mil trabalhadores.
Mazui criticou a falta de diálogo do Governo Federal com o sindicalismo. "É importante dizer que nós elegemos um presidente representante dos trabalhadores e chegamos ao governo, mas de fato não chegamos ao poder. Isso porque os monopólios internacionais e interesses financeiros ainda continuam determinando, numa lógica de mercado, qual a política a ser adota pelo governo" argumentou o dirigente, ao reforçar que um dos pilares da democracia é o diálogo produtivo.
Ao concluir, o diretor afirmou que a central só poderá dizer que os trabalhadores chegaram ao poder quando as nossas reivindicações estiverem sendo atendidas e a classe estiver "participando efetivamente daquela riqueza que nós produzimos".
Em sua manifestação, Barbosa destacou "o crescimento pífio do PIB", que, segundo ele, coloca a economia em um patamar extremamente perigoso, diante das incertezas econômicas mundiais. "Queremos juros baixos, valorização do trabalho e desenvolvimento nacional. Um país como o nosso, com urgente necessidade de crescer e se desenvolver, não pode se dar ao luxo de transferir enormes volumes de capital sob a forma de renda improdutiva", disse Barbosa.
A central encerrou a participação na tribuna manifestando apoio aos projetos do vereador Clàudio Janta que designam cobrador para transporte acima de 21 passageiros e a abertura dos Postos 24 horas por dia e nos finais de semana. As bancadas dos partidos na Câmara mostraram reconhecimento às lutas e parabenizaram o trabalho desempenhado pela Força Sindical-RS.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.