Sindec-POA participa de evento para discutir a carga tributária do RS
por Gabriella Oliveira |
Na manhã desta quinta-feira (15), o Sindec-POA participou do evento "Imposto: de onde vem e pra onde vai?" promovido pela CDL Porto Alegre em parceria com outras entidades, entre elas também a Força Sindical-RS.
O economista da CDL Porto Alegre, Gabriel Torres, apresentou uma pesquisa realizada com os porto-alegrenses sobre as percepções e realidades dos tributos pagos. Na sequência o Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike deu um parecer sobre o cenário da tributação brasileira.
Reunidos em um talk show no palco do Teatro Bourbon Country, dirigentes e empresários discutiram a carga tributária no Brasil e o peso dos impostos sobre o varejo do RS. Com mediação do Presidente da CDL, Gustavo Schifino, debateram sobre o tema o Tesoureiro-geral do Sindec-POA e Diretor da Força Sindical-RS, Luis Carlos Barbosa, os empresários Adelino Colombo (Lojas Colombo), Renzo Antonioli (Lojas Renzo Modas, de Pelotas) e José Galló (Lojas Renner) e o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike.
O Diretor Luis Carlos Barbosa destacou que os debates sobre o tema são completamente necessários. "O governo na sua ânsia, na sua voracidade arrecadatória não está preocupado com os micro e pequenos empresários o que consequentemente afeta o setor do comércio que é um grande gerador de empregos. Tanto os empresários quanto a classe trabalhadora deve se unir para combater essa atitude", enfatizou.
O dirigente também apontou dados importantes sobre a tributação brasileira. "Entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade", destacou Barbosa.
Na ocasião a CDL inaugurou o medidor de impostos para o Rio Grande do Sul, o "Impostômetro". O presidente da entidade afirmou que o Prefeito de Porto Alegre autorizou a instalação do medidor no centro histórico.
O evento finalizou com a palestra "Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!" do filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.