Sindec-POA participa de evento para discutir a carga tributária do RS
por Gabriella Oliveira | Diretores e colaboradores participaram do evento que ocorreu no Teatro do Bourbon Country.
Na manhã desta quinta-feira (15), o Sindec-POA participou do evento "Imposto: de onde vem e pra onde vai?" promovido pela CDL Porto Alegre em parceria com outras entidades, entre elas também a Força Sindical-RS.
O economista da CDL Porto Alegre, Gabriel Torres, apresentou uma pesquisa realizada com os porto-alegrenses sobre as percepções e realidades dos tributos pagos. Na sequência o Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike deu um parecer sobre o cenário da tributação brasileira.
Reunidos em um talk show no palco do Teatro Bourbon Country, dirigentes e empresários discutiram a carga tributária no Brasil e o peso dos impostos sobre o varejo do RS. Com mediação do Presidente da CDL, Gustavo Schifino, debateram sobre o tema o Tesoureiro-geral do Sindec-POA e Diretor da Força Sindical-RS, Luis Carlos Barbosa, os empresários Adelino Colombo (Lojas Colombo), Renzo Antonioli (Lojas Renzo Modas, de Pelotas) e José Galló (Lojas Renner) e o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike.
O Diretor Luis Carlos Barbosa destacou que os debates sobre o tema são completamente necessários. "O governo na sua ânsia, na sua voracidade arrecadatória não está preocupado com os micro e pequenos empresários o que consequentemente afeta o setor do comércio que é um grande gerador de empregos. Tanto os empresários quanto a classe trabalhadora deve se unir para combater essa atitude", enfatizou.
O dirigente também apontou dados importantes sobre a tributação brasileira. "Entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade", destacou Barbosa.
Na ocasião a CDL inaugurou o medidor de impostos para o Rio Grande do Sul, o "Impostômetro". O presidente da entidade afirmou que o Prefeito de Porto Alegre autorizou a instalação do medidor no centro histórico.
O evento finalizou com a palestra "Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!" do filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.