
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Na manhã desta quinta-feira (15), o Sindec-POA participou do evento "Imposto: de onde vem e pra onde vai?" promovido pela CDL Porto Alegre em parceria com outras entidades, entre elas também a Força Sindical-RS.
O economista da CDL Porto Alegre, Gabriel Torres, apresentou uma pesquisa realizada com os porto-alegrenses sobre as percepções e realidades dos tributos pagos. Na sequência o Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike deu um parecer sobre o cenário da tributação brasileira.
Reunidos em um talk show no palco do Teatro Bourbon Country, dirigentes e empresários discutiram a carga tributária no Brasil e o peso dos impostos sobre o varejo do RS. Com mediação do Presidente da CDL, Gustavo Schifino, debateram sobre o tema o Tesoureiro-geral do Sindec-POA e Diretor da Força Sindical-RS, Luis Carlos Barbosa, os empresários Adelino Colombo (Lojas Colombo), Renzo Antonioli (Lojas Renzo Modas, de Pelotas) e José Galló (Lojas Renner) e o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike.
O Diretor Luis Carlos Barbosa destacou que os debates sobre o tema são completamente necessários. "O governo na sua ânsia, na sua voracidade arrecadatória não está preocupado com os micro e pequenos empresários o que consequentemente afeta o setor do comércio que é um grande gerador de empregos. Tanto os empresários quanto a classe trabalhadora deve se unir para combater essa atitude", enfatizou.
O dirigente também apontou dados importantes sobre a tributação brasileira. "Entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade", destacou Barbosa.
Na ocasião a CDL inaugurou o medidor de impostos para o Rio Grande do Sul, o "Impostômetro". O presidente da entidade afirmou que o Prefeito de Porto Alegre autorizou a instalação do medidor no centro histórico.
O evento finalizou com a palestra "Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!" do filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).