Sindec-POA participa de evento para discutir a carga tributária do RS

Diretores e colaboradores participaram do evento que ocorreu no Teatro do Bourbon Country.

Na manhã desta quinta-feira (15), o Sindec-POA participou do evento “Imposto: de onde vem e pra onde vai?” promovido pela CDL Porto Alegre em parceria com outras entidades, entre elas também a Força Sindical-RS.

O economista da CDL Porto Alegre, Gabriel Torres, apresentou uma pesquisa realizada com os porto-alegrenses sobre as percepções e realidades dos tributos pagos. Na sequência o Presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike deu um parecer sobre o cenário da tributação brasileira.

Reunidos em um talk show no palco do Teatro Bourbon Country, dirigentes e empresários discutiram a carga tributária no Brasil e o peso dos impostos sobre o varejo do RS. Com mediação do Presidente da CDL, Gustavo Schifino, debateram sobre o tema o Tesoureiro-geral do Sindec-POA e Diretor da Força Sindical-RS, Luis Carlos Barbosa, os empresários Adelino Colombo (Lojas Colombo), Renzo Antonioli (Lojas Renzo Modas, de Pelotas) e José Galló (Lojas Renner) e o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Eloi Olenike.

O Diretor Luis Carlos Barbosa destacou que os debates sobre o tema são completamente necessários. “O governo na sua ânsia, na sua voracidade arrecadatória não está preocupado com os micro e pequenos empresários o que consequentemente afeta o setor do comércio que é um grande gerador de empregos. Tanto os empresários quanto a classe trabalhadora deve se unir para combater essa atitude”, enfatizou.

O dirigente também apontou dados importantes sobre a tributação brasileira.  “Entre os 30 países com a maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem estar da sociedade”, destacou Barbosa.

Na ocasião a CDL inaugurou o medidor de impostos para o Rio Grande do Sul, o “Impostômetro”. O presidente da entidade afirmou que o Prefeito de Porto Alegre autorizou a instalação do medidor no centro histórico.

O evento finalizou com a palestra “Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!” do filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella.