Sindec-POA garante cumprimento de Convenção Coletiva sobre trabalho ao domingo em concessionárias
por Jousi Quevedo | O departamento de Fiscalização do Sindec estava autorizado a agir, o que não foi necessário, visto que as lojas não abriram no domingo referido.
O Sindec/Porto Alegre ganhou liminar contra duas concessionária da Rede Cintröen, em que as empresas foram notificadas sobre anúncio na imprensa de abertura das lojas de carro neste final de semana, contrariando a Convenção Coletiva dos trabalhadores estipulada previamente.
Os advogados do Departamento Jurídico do Sindec, Sílvio Mauro e Angelo Diel, foram os responsáveis pelo encaminhamento do caso, que teve liminar protolada na Ação de Cumprimento contra as empresas pela Justiça do Trabalho do RS.
Ficou determinado que as concessionária não utilizassem a força de trabalho de seus empregados no último domingo, dia 16/09, sob pena de pagamento de multa nos termos fixados na Convenção Coletiva de trabalho 2012/2013.
O departamento de Fiscalização do Sindec esteve nas lojas tinha autorização para autuar, o que não foi necessário visto os estabelecimentos não descumpriram a sentença sobre o domingo referido.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.