Sindec-POA festeja o Dia do Trabalhador em evento organizado pela Força Sindical-RS
Ligiane Brondani

Entretenimento e premiação fizeram parte da festa de 1º de maio realizado pela Força Sindical-RS, em Porto Alegre.

O 1º de maio, Dia do Trabalhador, iniciou com a união de fé e devoção na procissão de Nossa Senhora do Trabalho, que saiu do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella em direção à Paróquia da padroeira.

Durante o trajeto foram inúmeras as demonstrações dos fiéis junto à imagem da Santa, que percorreu os 2.200 metros da caminhada. Os dirigentes da Força Sindical-RS participaram da organização e de todo o ato, que finalizou no santuário com a missa campal e a tradicional bênção das carteiras de trabalho.

A tarde foi de festa e muita animação com as atrações culturais que a Central preparou em homenagem a todos os trabalhadores. Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao Parque Farroupilha para curtir os shows de César Oliveira e Rogério Melo, banda Samba Free e Valéria Houston.

Consolidada no rol de atividades sociais promovidas pela Força Sindical-RS, a festa do Dia do Trabalhador evidencia o espaço cada vez mais significativo ocupado pelos trabalhadores de diversas categorias na sociedade.

A data também representou um dia de reflexão e luta, no qual dirigentes sindicais e trabalhadores ergueram suas bandeiras em defesa da classe trabalhadora e em protesto contra o governo, que acena com a possibilidade da retirada de conquistas históricas da classe trabalhadora.

O presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul reforçou que ainda há um caminho longo a ser percorrido e que é necessária união para enfrentar a luta, pressionar os governos e conquistar avanços e justiça para a classe trabalhadora.

“Temos muito o que lutar e reivindicar, não podemos ficar com os postos de saúde fechados nos finais de semana e feriados, estar pagando 7,5% de imposto de renda, todos os meses o governo retirando do bolso do trabalhador e principalmente não se ver o fim do famigerado do fator previdenciário, escravizando os trabalhadores e todos os aposentados, não permitindo que as pessoas que construíram esse país que produzem tenha uma aposentadoria digna e decente. Também lutamos pela recuperação das perdas e correção do fundo de garantia. Estamos reivindicando o que é nosso, é dos trabalhadores e nos pertence”, declarou o sindicalista e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta.

Em meio às atrações, aconteceu o sorteio de um carro 0 km, três viagens para o Beto Carrero e três viagens para o Natal Luz de Gramado. O evento deste ano ainda contou com plataformas de acessibilidade como tradutora de libras no palco, e na área pública banheiro químico para deficientes físicos. Para os apreciadores de um tradicional chimarrão, houve distribuição de erva-mate e água quente.

Confira os ganhadores do sorteio.

• Beto Carrero: Vladmir da Silva, Ana Paula Silva e Viviane Severo

• Natal Luz de Gramado: Orlanda Lopes, Diogo Gonçalves e Erodi Manoela

• Carro 0 km: Márcia Regina Vidal.

Clique aqui e confira as fotos do evento na página no Facebook da Força Sindical-RS.