Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA festeja o Dia do Trabalhador em evento organizado pela Força Sindical-RS
por Ligiane Brondani | Entretenimento e premiação fizeram parte da festa de 1º de maio realizado pela Força Sindical-RS, em Porto Alegre.
O 1º de maio, Dia do Trabalhador, iniciou com a união de fé e devoção na procissão de Nossa Senhora do Trabalho, que saiu do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella em direção à Paróquia da padroeira.
Durante o trajeto foram inúmeras as demonstrações dos fiéis junto à imagem da Santa, que percorreu os 2.200 metros da caminhada. Os dirigentes da Força Sindical-RS participaram da organização e de todo o ato, que finalizou no santuário com a missa campal e a tradicional bênção das carteiras de trabalho.
A tarde foi de festa e muita animação com as atrações culturais que a Central preparou em homenagem a todos os trabalhadores. Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao Parque Farroupilha para curtir os shows de César Oliveira e Rogério Melo, banda Samba Free e Valéria Houston.
Consolidada no rol de atividades sociais promovidas pela Força Sindical-RS, a festa do Dia do Trabalhador evidencia o espaço cada vez mais significativo ocupado pelos trabalhadores de diversas categorias na sociedade.
A data também representou um dia de reflexão e luta, no qual dirigentes sindicais e trabalhadores ergueram suas bandeiras em defesa da classe trabalhadora e em protesto contra o governo, que acena com a possibilidade da retirada de conquistas históricas da classe trabalhadora.
O presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul reforçou que ainda há um caminho longo a ser percorrido e que é necessária união para enfrentar a luta, pressionar os governos e conquistar avanços e justiça para a classe trabalhadora.
Temos muito o que lutar e reivindicar, não podemos ficar com os postos de saúde fechados nos finais de semana e feriados, estar pagando 7,5% de imposto de renda, todos os meses o governo retirando do bolso do trabalhador e principalmente não se ver o fim do famigerado do fator previdenciário, escravizando os trabalhadores e todos os aposentados, não permitindo que as pessoas que construíram esse país que produzem tenha uma aposentadoria digna e decente. Também lutamos pela recuperação das perdas e correção do fundo de garantia. Estamos reivindicando o que é nosso, é dos trabalhadores e nos pertence", declarou o sindicalista e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta.
Em meio às atrações, aconteceu o sorteio de um carro km, três viagens para o Beto Carrero e três viagens para o Natal Luz de Gramado. O evento deste ano ainda contou com plataformas de acessibilidade como tradutora de libras no palco, e na área pública banheiro químico para deficientes físicos. Para os apreciadores de um tradicional chimarrão, houve distribuição de erva-mate e água quente.
Confira os ganhadores do sorteio.
Beto Carrero: Vladmir da Silva, Ana Paula Silva e Viviane Severo
Natal Luz de Gramado: Orlanda Lopes, Diogo Gonçalves e Erodi Manoela
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.