Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA festeja o Dia do Trabalhador em evento organizado pela Força Sindical-RS
por Ligiane Brondani | Entretenimento e premiação fizeram parte da festa de 1º de maio realizado pela Força Sindical-RS, em Porto Alegre.
O 1º de maio, Dia do Trabalhador, iniciou com a união de fé e devoção na procissão de Nossa Senhora do Trabalho, que saiu do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella em direção à Paróquia da padroeira.
Durante o trajeto foram inúmeras as demonstrações dos fiéis junto à imagem da Santa, que percorreu os 2.200 metros da caminhada. Os dirigentes da Força Sindical-RS participaram da organização e de todo o ato, que finalizou no santuário com a missa campal e a tradicional bênção das carteiras de trabalho.
A tarde foi de festa e muita animação com as atrações culturais que a Central preparou em homenagem a todos os trabalhadores. Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao Parque Farroupilha para curtir os shows de César Oliveira e Rogério Melo, banda Samba Free e Valéria Houston.
Consolidada no rol de atividades sociais promovidas pela Força Sindical-RS, a festa do Dia do Trabalhador evidencia o espaço cada vez mais significativo ocupado pelos trabalhadores de diversas categorias na sociedade.
A data também representou um dia de reflexão e luta, no qual dirigentes sindicais e trabalhadores ergueram suas bandeiras em defesa da classe trabalhadora e em protesto contra o governo, que acena com a possibilidade da retirada de conquistas históricas da classe trabalhadora.
O presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul reforçou que ainda há um caminho longo a ser percorrido e que é necessária união para enfrentar a luta, pressionar os governos e conquistar avanços e justiça para a classe trabalhadora.
Temos muito o que lutar e reivindicar, não podemos ficar com os postos de saúde fechados nos finais de semana e feriados, estar pagando 7,5% de imposto de renda, todos os meses o governo retirando do bolso do trabalhador e principalmente não se ver o fim do famigerado do fator previdenciário, escravizando os trabalhadores e todos os aposentados, não permitindo que as pessoas que construíram esse país que produzem tenha uma aposentadoria digna e decente. Também lutamos pela recuperação das perdas e correção do fundo de garantia. Estamos reivindicando o que é nosso, é dos trabalhadores e nos pertence", declarou o sindicalista e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta.
Em meio às atrações, aconteceu o sorteio de um carro km, três viagens para o Beto Carrero e três viagens para o Natal Luz de Gramado. O evento deste ano ainda contou com plataformas de acessibilidade como tradutora de libras no palco, e na área pública banheiro químico para deficientes físicos. Para os apreciadores de um tradicional chimarrão, houve distribuição de erva-mate e água quente.
Confira os ganhadores do sorteio.
Beto Carrero: Vladmir da Silva, Ana Paula Silva e Viviane Severo
Natal Luz de Gramado: Orlanda Lopes, Diogo Gonçalves e Erodi Manoela
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).