
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O 1º de maio, Dia do Trabalhador, iniciou com a união de fé e devoção na procissão de Nossa Senhora do Trabalho, que saiu do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella em direção à Paróquia da padroeira.
Durante o trajeto foram inúmeras as demonstrações dos fiéis junto à imagem da Santa, que percorreu os 2.200 metros da caminhada. Os dirigentes da Força Sindical-RS participaram da organização e de todo o ato, que finalizou no santuário com a missa campal e a tradicional bênção das carteiras de trabalho.
A tarde foi de festa e muita animação com as atrações culturais que a Central preparou em homenagem a todos os trabalhadores. Cerca de 15 mil pessoas compareceram ao Parque Farroupilha para curtir os shows de César Oliveira e Rogério Melo, banda Samba Free e Valéria Houston.
Consolidada no rol de atividades sociais promovidas pela Força Sindical-RS, a festa do Dia do Trabalhador evidencia o espaço cada vez mais significativo ocupado pelos trabalhadores de diversas categorias na sociedade.
A data também representou um dia de reflexão e luta, no qual dirigentes sindicais e trabalhadores ergueram suas bandeiras em defesa da classe trabalhadora e em protesto contra o governo, que acena com a possibilidade da retirada de conquistas históricas da classe trabalhadora.
O presidente da Força Sindical no Rio Grande do Sul reforçou que ainda há um caminho longo a ser percorrido e que é necessária união para enfrentar a luta, pressionar os governos e conquistar avanços e justiça para a classe trabalhadora.
Temos muito o que lutar e reivindicar, não podemos ficar com os postos de saúde fechados nos finais de semana e feriados, estar pagando 7,5% de imposto de renda, todos os meses o governo retirando do bolso do trabalhador e principalmente não se ver o fim do famigerado do fator previdenciário, escravizando os trabalhadores e todos os aposentados, não permitindo que as pessoas que construíram esse país que produzem tenha uma aposentadoria digna e decente. Também lutamos pela recuperação das perdas e correção do fundo de garantia. Estamos reivindicando o que é nosso, é dos trabalhadores e nos pertence", declarou o sindicalista e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta.
Em meio às atrações, aconteceu o sorteio de um carro km, três viagens para o Beto Carrero e três viagens para o Natal Luz de Gramado. O evento deste ano ainda contou com plataformas de acessibilidade como tradutora de libras no palco, e na área pública banheiro químico para deficientes físicos. Para os apreciadores de um tradicional chimarrão, houve distribuição de erva-mate e água quente.
Confira os ganhadores do sorteio.
Clique aqui e confira as fotos do evento na página no Facebook da Força Sindical-RS.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.