Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA está junto na campanha Grito de Alerta Contra a Desindustrialização; Porto Alegre terá ato dia 26/03
por Jousi Quevedo | Comerciários e comerciárias estão convidados a participar da passeata que ocorre dia 26/03, com concentração às 14h, no Largo Glênio Peres. Caminhada vai até a ALRS.
O diretor do Sindec-POA Claudio Correa participou nesta manhã de reunião com demais dirigentes sindicais, empresários e estudantes na Fiergs. O grupo está organizando o ato Grito de Alerta: em defesa da produção e do emprego, que visa defender a produção e o emprego nacional. Representantes das entidades sindicais patronais e dos trabalhadores, associações de classe e Federação das Indústrias, empresários e lideranças estarão envolvidos neste manifesto.
Desde o ínicio do mês o grupo gaúcho articula a manifestação, que vem sendo organizada a nível nacional, em reuniões que discutem as condições do emprego, renda e indústria, e as alternativas para que o Brasil não pare diante da enxurrada de produtos importados sem proteção e valorização das empresas nacionais.
O representante nacional da Abimaq (Associação Brasileira de. Máquinas e Equipamentos), Carlos Pastoriza, veio a Porto Alegre ajuar na articulação do ato no RS.
Hoje, ficou marcada a coletiva de imprensa das lideranças sindicais, empresarias e estudandis, a ser realizada dia 23/03/2012, sexta-feira, às 11h, na Fiergs. Também foi discutida a logística, o transporte de pessoas, as faixas, os caminhões e o trajeto da passeata. Mais detalhes serão divulgados na coletiva de imprensa.
Os organizadores fizeram questão de ressaltar que o ato e a mobilização nacional defende o emprego, renda e indústria nacional, não sendo contrário às importações.
Além da Força Sindical-RS e seus filiados, CUT, CGT, CGTB, UGT e NCST, participaram representantes do setor das indústrias, Abinee, vários sindicatos da área metal-mecânico, eletro-eletrônicos, dirigentes de sindicatos empresarias, Simers, além de representações estudantis (UEE-RS, UBES, UGES e UFRGS).
Um vídeo da mobilização também foi divulgado. Assista aqui e divulgue.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.