Sindec-POA conquista vitória na Justiça em ação contra Renner

A empresa foi condenada a pagar indenização a título de danos morais a cinco trabalhadores.

O departamento jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) obteve sucesso na ação civil coletiva promovida contra Lojas Renner S.A., que foi julgada pela Justiça do Trabalho da 4ª Região (RS). A empresa foi condenada a pagar indenização a título de danos morais a cinco trabalhadores que atuavam como fiscais de loja e eram vítimas de ameaças, agressões, e tiveram a saúde mental e física abalada, em razão da falta de assistência do empregador.

Os fiscais de Loja faziam abordagens nos meliantes que estavam furtando no interior das lojas, porém a empresa não permitia fosse feito o registro policial e assim liberavam os infratores que, sentindo-se impunes, prometiam voltar e ainda faziam ameaças de morte e lesões corporais. Vários trabalhadores foram agredidos e alguns foram obrigados a submeterem-se a tratamento psicoterápico.

Após análise do caso, a Juíza do Trabalho, Ligia Fialho Belmonte, condenou a Renner ao pagamento de indenização de R$ 8.000,00 (oito mil reais) por funcionário além da obrigação de fornecer aos mesmos o apoio médico e psicológico, no prazo de dez dias a contar do fato, sob pena de multa de R$ 1 mil a cada solicitação de tratamento descumprida.

De acordo com a Juíza, mesmo que os fatos ocorridos tenham sido causados por terceiros, os empregadores têm o dever de zelar pela saúde e segurança dos seus empregados, o que não ocorreu neste caso. A Julgadora garantiu que o fato da maioria dos funcionários ter pedido demissão, demonstra a falta de comprometimento da Lojas Renner com os seus empregados, deixando de prestar a devida assistência e cuidados nos momentos necessários. Desta decisão cabe recurso ao TRT.