Sindec-POA atua na pandemia em defesa dos comerciários
por Régis Araújo | Desde que anunciada a Bandeira Preta em Porto Alegre, o Sindec-POA está atuando em regime de plantão, ou seja, continua atendendo demandas urgentes e recebendo denúncias e dúvidas dos comerciários, principalmente relacionadas à pandemia.
Nas últimas semanas o setor de Segurança e Medicina do Trabalho tem atuado verificando denúncias de empresas que não estão cumprindo os protocolos de segurança. Todas elas já foram formalizadas ao setor responsável da Prefeitura. No que cabe ao sindicato, os trabalhadores têm recebido o suporte necessário.
Tivemos situações de surtos em alguns mercados, felizmente foi controlado e permanecem abertos seguindo nossas orientações e, principalmente, afastando os funcionários do grupo de risco. De janeiro até o momento, temos 12 registros com reconhecimento da previdência e quatro reintegrações que foram feitas com a mediação do Sindec", salienta Bruna Silva, responsável pelo setor.
O Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, também destaca a importância das empresas seguirem os protocolos de segurança, bem como, exigir a mesma conduta dos trabalhadores. "É uma questão de consciência. O Sindec-POA está lá para fiscalizar e assegurar a saúde do comerciário, porém é preciso que esse trabalhador também esteja consciente da importância de utilizar os EPIs de forma correta, de se proteger e se houver dúvidas, pode contatar o sindicato", conclui.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.