Sindec-POA atua na pandemia em defesa dos comerciários
por Régis Araújo | Desde que anunciada a Bandeira Preta em Porto Alegre, o Sindec-POA está atuando em regime de plantão, ou seja, continua atendendo demandas urgentes e recebendo denúncias e dúvidas dos comerciários, principalmente relacionadas à pandemia.
Nas últimas semanas o setor de Segurança e Medicina do Trabalho tem atuado verificando denúncias de empresas que não estão cumprindo os protocolos de segurança. Todas elas já foram formalizadas ao setor responsável da Prefeitura. No que cabe ao sindicato, os trabalhadores têm recebido o suporte necessário.
Tivemos situações de surtos em alguns mercados, felizmente foi controlado e permanecem abertos seguindo nossas orientações e, principalmente, afastando os funcionários do grupo de risco. De janeiro até o momento, temos 12 registros com reconhecimento da previdência e quatro reintegrações que foram feitas com a mediação do Sindec", salienta Bruna Silva, responsável pelo setor.
O Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, também destaca a importância das empresas seguirem os protocolos de segurança, bem como, exigir a mesma conduta dos trabalhadores. "É uma questão de consciência. O Sindec-POA está lá para fiscalizar e assegurar a saúde do comerciário, porém é preciso que esse trabalhador também esteja consciente da importância de utilizar os EPIs de forma correta, de se proteger e se houver dúvidas, pode contatar o sindicato", conclui.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.