Sindec-POA atua na pandemia em defesa dos comerciários
por Régis Araújo |
Nas últimas semanas o setor de Segurança e Medicina do Trabalho tem atuado verificando denúncias de empresas que não estão cumprindo os protocolos de segurança. Todas elas já foram formalizadas ao setor responsável da Prefeitura. No que cabe ao sindicato, os trabalhadores têm recebido o suporte necessário.
Tivemos situações de surtos em alguns mercados, felizmente foi controlado e permanecem abertos seguindo nossas orientações e, principalmente, afastando os funcionários do grupo de risco. De janeiro até o momento, temos 12 registros com reconhecimento da previdência e quatro reintegrações que foram feitas com a mediação do Sindec", salienta Bruna Silva, responsável pelo setor.
O Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, também destaca a importância das empresas seguirem os protocolos de segurança, bem como, exigir a mesma conduta dos trabalhadores. "É uma questão de consciência. O Sindec-POA está lá para fiscalizar e assegurar a saúde do comerciário, porém é preciso que esse trabalhador também esteja consciente da importância de utilizar os EPIs de forma correta, de se proteger e se houver dúvidas, pode contatar o sindicato", conclui.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.