
Sindec notifica 70 empresas por descumprirem a Convenção no feriado
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
O Sindec-POA e os comerciários do setor de supermercados e atacados estão na luta para valorizar os pisos da categoria, por isso, o setor de fiscalização está percorrendo desde o início da semana todos os estabelecimentos para colocar o comerciário a par da situação.
A renegociação é prevista ainda para este mês na Convenção Coletiva assinada pelos patrões. Não se trata de antecipação, mas sim de reposição das perdas passadas. A reivindicação é necessária diante da situação do setor de gêneros alimentícios, que enfrenta uma grande insatisfação.
Os trabalhadores sofrem com uma jornada de superexploração e a rotatividade cada vez aumenta mais nos supermercados e atacados. Uma situação que não condiz com a atual realidade do país, onde as conquistas para os trabalhadores são crescentes, apesar das dificuldades.
Conforme o Diretor da Fiscalização, João Vilmar Pereira, as visitações nas empresas servem para dialogar e atualizar os trabalhadores da luta do Sindicato em busca da reposição salarial.
É preciso avançar na conquista do Trabalho Decente, que começa com salários justos, dignidade e respeito para todos os trabalhadores e suas famílias. Não é justo que exatamente quem, em parte, garante a alimentação na mesa dos cidadãos, tenha dificuldades para levar comida para sua própria casa".
A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.