Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA atua em busca da reposição salarial do setor supermercadista e atacadista
por Gabriella Oliveira | O setor de fiscalização está percorrendo todos os estabelecimentos para colocar o comerciário a par da situação.
O Sindec-POA e os comerciários do setor de supermercados e atacados estão na luta para valorizar os pisos da categoria, por isso, o setor de fiscalização está percorrendo desde o início da semana todos os estabelecimentos para colocar o comerciário a par da situação.
A renegociação é prevista ainda para este mês na Convenção Coletiva assinada pelos patrões. Não se trata de antecipação, mas sim de reposição das perdas passadas. A reivindicação é necessária diante da situação do setor de gêneros alimentícios, que enfrenta uma grande insatisfação.
Os trabalhadores sofrem com uma jornada de superexploração e a rotatividade cada vez aumenta mais nos supermercados e atacados. Uma situação que não condiz com a atual realidade do país, onde as conquistas para os trabalhadores são crescentes, apesar das dificuldades.
Conforme o Diretor da Fiscalização, João Vilmar Pereira, as visitações nas empresas servem para dialogar e atualizar os trabalhadores da luta do Sindicato em busca da reposição salarial.
É preciso avançar na conquista do Trabalho Decente, que começa com salários justos, dignidade e respeito para todos os trabalhadores e suas famílias. Não é justo que exatamente quem, em parte, garante a alimentação na mesa dos cidadãos, tenha dificuldades para levar comida para sua própria casa".
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.