Sindec participa da V Marcha Zumbi dos Palmares durante semana da Consciência Negra
por Jousi Quevedo | Comerciários integraram caminhada que mobilizou entidades e sociedade civil pela igualdade de direitos e oportunidades.
O centro de Porto Alegre serviu, nesta segunda-feira, 21, de palco para uma das atividades mais simbólicas da programação desta 21ª Semana da Consciência Negra do Rio Grande do Sul. Partindo do Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Municipal, representantes do Movimento Negro, estudantes, centrais sindicais e demais entidades, atravessaram a Avenida Borges de Medeiros - uma das principais ruas e cartão postal da cidade -, até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa.
Em ritmo de olodum, a caminhada despertou a curiosidade de várias pessoas, que pararam para acompanhar o ato. O grito de "valeu, Zumbi", referenciando o líder quilombola, pontuava os brados de orgulho entoados durante o trajeto, que transcorreu em segurança e sem transtornos, com apoio da EPTC.
Representando a Força Sindical, central à qual o Sindec-POA é filiado, a produtora cultural Silvia Duarte frisou a defesa do trabalho decente junto à luta do movimento negro. "A Força Sindical, neste ano internacional afro-decendente, lembra da luta do trabalho decente, da luta da importância da igualdade de salários, das condições de trabalho e, principalmente, da igualdade, porque negros e brancos são iguais só quando as oportunidades são iguais", declarou. Silvia defendeu ainda a vigilância constante contra atos de discriminação: "Temos que lutar e gritar enquanto houver injustiça, usar nossa voz. Por isso, ao movimento, à luta, não vamos aceitar jamais nenhum tipo de discriminação, principalmente no campo de trabalho, em situação alguma. Valeu, Zumbi!".
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.