Sindec participa da V Marcha Zumbi dos Palmares durante semana da Consciência Negra

Comerciários integraram caminhada que mobilizou entidades e sociedade civil pela igualdade de direitos e oportunidades.

O centro de Porto Alegre serviu, nesta segunda-feira, 21, de palco para uma das atividades mais simbólicas da programação desta 21ª Semana da Consciência Negra do Rio Grande do Sul. Partindo do Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Municipal, representantes do Movimento Negro, estudantes, centrais sindicais e demais entidades, atravessaram a Avenida Borges de Medeiros - uma das principais ruas e cartão postal da cidade -, até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa.

Em ritmo de olodum, a caminhada despertou a curiosidade de várias pessoas, que pararam para acompanhar o ato. O grito de "valeu, Zumbi", referenciando o líder quilombola, pontuava os brados de orgulho entoados durante o trajeto, que transcorreu em segurança e sem transtornos, com apoio da EPTC.

Representando a Força Sindical, central à qual o Sindec-POA é filiado, a produtora cultural Silvia Duarte frisou a defesa do trabalho decente junto à luta do movimento negro. "A Força Sindical, neste ano internacional afro-decendente, lembra da luta do trabalho decente, da luta da importância da igualdade de salários, das condições de trabalho e, principalmente, da igualdade, porque negros e brancos são iguais só quando as oportunidades são iguais", declarou. Silvia defendeu ainda a vigilância constante contra atos de discriminação: "Temos que lutar e gritar enquanto houver injustiça, usar nossa voz. Por isso, ao movimento, à luta, não vamos aceitar jamais nenhum tipo de discriminação, principalmente no campo de trabalho, em situação alguma. Valeu, Zumbi!".

Texto: Andréia Sarmanho

Fotos: Cintia Rodrigues