
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O centro de Porto Alegre serviu, nesta segunda-feira, 21, de palco para uma das atividades mais simbólicas da programação desta 21ª Semana da Consciência Negra do Rio Grande do Sul. Partindo do Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Municipal, representantes do Movimento Negro, estudantes, centrais sindicais e demais entidades, atravessaram a Avenida Borges de Medeiros - uma das principais ruas e cartão postal da cidade -, até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa.
Em ritmo de olodum, a caminhada despertou a curiosidade de várias pessoas, que pararam para acompanhar o ato. O grito de "valeu, Zumbi", referenciando o líder quilombola, pontuava os brados de orgulho entoados durante o trajeto, que transcorreu em segurança e sem transtornos, com apoio da EPTC.
Representando a Força Sindical, central à qual o Sindec-POA é filiado, a produtora cultural Silvia Duarte frisou a defesa do trabalho decente junto à luta do movimento negro. "A Força Sindical, neste ano internacional afro-decendente, lembra da luta do trabalho decente, da luta da importância da igualdade de salários, das condições de trabalho e, principalmente, da igualdade, porque negros e brancos são iguais só quando as oportunidades são iguais", declarou. Silvia defendeu ainda a vigilância constante contra atos de discriminação: "Temos que lutar e gritar enquanto houver injustiça, usar nossa voz. Por isso, ao movimento, à luta, não vamos aceitar jamais nenhum tipo de discriminação, principalmente no campo de trabalho, em situação alguma. Valeu, Zumbi!".
Texto: Andréia Sarmanho
Fotos: Cintia Rodrigues

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).