Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Nesta quinta-feira (17) o Sindec começou a efetuar o pagamento dos 50 comerciários que tiveram uma vitória na justiça em ação movida pelo sindicato contra a Concessionaria Jardine. O processo nº 002072055220145040003, que iniciou em 2014 e foi homologado pela 3ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, visava à regularização do banco de horas dos funcionários que trabalharam desde maio de 2009.
Houve um entendimento equivocado do sindicato patronal de como funcionava o banco de horas. Eles entendiam que poderiam ser feitas 40 horas e compensadas em até 80 dias. Mas o correto é o banco de 40 horas para serem pagas ou compensadas em 40 dias. O trabalhador que tivesse horas negativas, não poderia sofrer desconto no salário. Após as 40 horas o banco deveria ser zerado para começar um novo período", explica o advogado Sílvio Mauro F. Ribeiro Jr.
O Sindec localizou a quantidade de horas e ingressou com a ação. Após o acordo a empresa efetuou o pagamento parcelado. Assim que todo o dinheiro foi recolhido o sindicato começou a repassar aos trabalhadores.
Estou muito feliz, é um dinheiro que veio em boa hora e faz jus à contribuição que pagamos ao sindicato a qual muitos acham que não serve para nada. Eu já conhecia o trabalho do Sindec e sabia da importância da contribuição", disse o comerciário Janquiel Ribeiro de Carvalho.
Ele e mais seis trabalhadores receberam o valor pessoalmente no sindicato. Comerciários que trabalharam na empresa no período em que corresponde a ação, podem consultar se tem direito a receber entrando em contato pelo telefone 3224 0016.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.