
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
No dia 11 de novembro começa a vigorar a nova legislação trabalhista aprovada pelo Governo, a famigerada "Reforma Trabalhista" e o trabalho do Sindec-POA para informar a categoria sobre as principais mudanças e a importância de fortalecer as entidades sindicais tem mobilizado os comerciários.
Para o Diretor de Assuntos de Formação Sindical do sindicato, Marcelo Avencurt Furtado, é fundamental alertar os trabalhadores que a Reforma Trabalhista não se restringe apenas ao fato da não obrigatoriedade da contribuição sindical, o que passa a falsa sensação de que será um benefício para o trabalhador. Se colocar na balança, os prejuízos serão bem maiores.
Estamos visitando a categoria diariamente, conversando com os trabalhadores comerciários, alertando sobre os principais pontos que poderão ser prejudiciais e principalmente conscientizando sobre a importância do sindicato e da convenção coletiva. É um trabalho demorado, mas está surgindo efeito, pois os trabalhadores entendem que precisam da sua entidade forte para continuar a luta", salienta Furtado.
O diretor de Medicina e Segurança do Trabalho, João Vilmar Pereira, ainda reforça que a atuação do Sindec para garantir avanços, gera benefícios que se estendem a toda a categoria, não somente aos associados. "O aporte financeiro é um aspecto importante sim, pois sem ele a luta enfraquece e os trabalhadores ficam vulneráveis à exploração, precarização de direitos e degradação da saúde e segurança nos locais de trabalho", finaliza.
Campanha Salarial
Simultaneamente ao trabalho de mobilização, a diretoria do Sindec está empenhada em garantir uma boa negociação na Campanha Salarial da categoria. Neste ano as dificuldades aumentam com a Reforma Trabalhista, por isso o grande trunfo será conseguir manter os direitos já conquistados na Convenção Coletiva que têm beneficiado os comerciários, assim como barrar qualquer tentativa de retrocesso dos direitos e precarização do trabalho, como, por exemplo, a terceirização e a jornada intermitente.
A reforma trabalhista foi feita por um Congresso comprometido com interesses que não são os mesmos dos trabalhadores, com pontos polêmicos e contraditórios. Independentemente da intervenção do Governo nas nossas negociações, temos que resolver as questões na busca do diálogo, beneficiando sim a manutenção de empregos, porém não se esquecendo de reconhecer o trabalhador", defende o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
A negociação junto aos sindicatos patronais continua e a previsão é de que o acordo, que beneficiará 101 mil 826 comerciários de Porto Alegre, deverá ser firmado antes da validação da Reforma.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.