Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.

Navegação principal do site

Sindec mobiliza categoria comerciária e alerta para os riscos da Reforma Trabalhista

por |
Dentro de uma farmácia, homem fala e cinco mulheres prestam atenção.
Simultaneamente ao trabalho de mobilização, a diretoria do Sindec está empenhada em garantir uma boa negociação na Campanha Salarial.

No dia 11 de novembro começa a vigorar a nova legislação trabalhista aprovada pelo Governo, a famigerada "Reforma Trabalhista" e o trabalho do Sindec-POA para informar a categoria sobre as principais mudanças e a importância de fortalecer as entidades sindicais tem mobilizado os comerciários.

Para o Diretor de Assuntos de Formação Sindical do sindicato, Marcelo Avencurt Furtado, é fundamental alertar os trabalhadores que a Reforma Trabalhista não se restringe apenas ao fato da não obrigatoriedade da contribuição sindical, o que passa a falsa sensação de que será um benefício para o trabalhador. Se colocar na balança, os prejuízos serão bem maiores.

Estamos visitando a categoria diariamente, conversando com os trabalhadores comerciários, alertando sobre os principais pontos que poderão ser prejudiciais e principalmente conscientizando sobre a importância do sindicato e da convenção coletiva. É um trabalho demorado, mas está surgindo efeito, pois os trabalhadores entendem que precisam da sua entidade forte para continuar a luta", salienta Furtado.

O diretor de Medicina e Segurança do Trabalho, João Vilmar Pereira, ainda reforça que a atuação do Sindec para garantir avanços, gera benefícios que se estendem a toda a categoria, não somente aos associados. "O aporte financeiro é um aspecto importante sim, pois sem ele a luta enfraquece e os trabalhadores ficam vulneráveis à exploração, precarização de direitos e degradação da saúde e segurança nos locais de trabalho", finaliza.

Campanha Salarial

Simultaneamente ao trabalho de mobilização, a diretoria do Sindec está empenhada em garantir uma boa negociação na Campanha Salarial da categoria. Neste ano as dificuldades aumentam com a Reforma Trabalhista, por isso o grande trunfo será conseguir manter os direitos já conquistados na Convenção Coletiva que têm beneficiado os comerciários, assim como barrar qualquer tentativa de retrocesso dos direitos e precarização do trabalho, como, por exemplo, a terceirização e a jornada intermitente.

A reforma trabalhista foi feita por um Congresso comprometido com interesses que não são os mesmos dos trabalhadores, com pontos polêmicos e contraditórios. Independentemente da intervenção do Governo nas nossas negociações, temos que resolver as questões na busca do diálogo, beneficiando sim a manutenção de empregos, porém não se esquecendo de reconhecer o trabalhador", defende o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.

A negociação junto aos sindicatos patronais continua e a previsão é de que o acordo, que beneficiará 101 mil 826 comerciários de Porto Alegre, deverá ser firmado antes da validação da Reforma.

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias