Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec garante saúde e segurança dos trabalhadores de supermercados
por Régis Araújo | O Sindec-POA tem feito um intenso trabalho de fiscalização e orientação junto às empresas em prol da proteção dos trabalhadores e enfrentamento da pandemia.
O Sindec-POA, representante da categoria comerciária da capital, o que inclui os trabalhadores de supermercados - serviço considerado essencial e que, portanto, permanece em funcionamento durante a quarentena-, tem feito um intenso trabalho de fiscalização e orientação junto às empresas em prol da proteção dos trabalhadores e enfrentamento da pandemia.
Através de nossa fiscalização constante e intervenção junto aos órgãos fiscalizadores competentes, temos garantido que os estabelecimentos forneçam aos comerciários os equipamentos de proteção adequados, como também, que adotem medidas de segurança para manter o distanciamento entre os clientes que circularem dentro dos estabelecimentos.
Apesar de ser uma obrigação dos empregadores num momento como esse, muitos ainda não vinham cumprindo as exigências necessárias e passaram a adotá-las após a nossa fiscalização. A encarregada do setor de Segurança e Medicina do Sindec-POA, Bruna Silva, explica que muitos trabalhadores entraram em contato com o sindicato e realizaram denúncias que resultaram na implementação dos EPI’s e medidas de distanciamento nos supermercados.
Por sermos uma entidade que é referência na representação dos comerciários do setor, tivemos até mesmo casos de empresas que nos procuraram para pedir orientação, a exemplo do Super Tchê Barbaridade, mercado da zona sul, que foi um dos primeiros a acatarem nossas exigências", relata.
Após a atuação do Sindec-POA, os procedimentos de segurança foram adotados também nas lojas da rede Zaffari, Nacional, Big, Assun, Centro Útil, Super Davi, Super Gomes e Super Kan. Bruna ainda ressalta que as equipes do sindicato seguem fiscalizando demais supermercados. Nesta terça-feira (28) o Sindec estará nas lojas do Carrefour prestando assistência à categoria e fiscalizando se os procedimentos de saúde e segurança estão sendo realizados.
Denúncias e esclarecimento de dúvidas pelos canais de atendimento
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.