
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O Sindec intermediou a resolução de problemas dos trabalhadores da empresa Picoli, em Porto Alegre, recentemente em uma ação coordenada do Departamento de Fiscalização.
A empresa Picoli contava com várias filiais na cidade, mas atuava com apenas um CNPJ no sindicato, correspondente a um número de trabalhadores reduzido, enquanto tinha na verdade mais de sete lojas e um número maior de funcionários.
Os problemas foram agravados quando o estabelecimento fechou todas as lojas em Porto Alegre, demitindo seu quadro de colaboradores. Todos os funcionários que tinham mais de um ano de contratação não tiveram por parte da empresa as obrigações cumpridas quanto à recisão e direitos.
Os trabalhadores, então, procuraram o Sindec. A partir deste movimento, o sindicato entrou em contato com responsáveis em São Paulo para que fossem regularizados os CNPJS, a condição dos funcionários e depois fossem feitas as assistências nas homologações.
A empresa atendeu ao chamado e designou um preposto em SP para fazer as recisões em Porto Alegre.
A atuação do Sindec foi no sentido de localizar a empresa para negociar que fossem feitas as homologações como prevê a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Assim as condições dos trabalhadores foram normalizadas, podendo ser encaminhados o Seguro Desemprego e o saque do Fundo de Garantia (FGTS).

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).