Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Central e OIT discutem Trabalho Decente para Juventude
por Gabriella Oliveira | Representantes da Organização estiveram nesta manhã reunidos com dirigentes do Sindec.
Na manhã desta terça-feira (31) o Sindec recebeu a Responsável pela Área de Empregos da Organização Internacional do Trabalho, Anne Caroline Posthuma e o Assessor de Comunicação de Dados, Hélio Gama Neto.
Os representantes da OIT se reuniram com o diretor de Assuntos Relacionados à Cultura e Formação Profissional, Jefferson Tiego da Silva e o Diretor Alex Alves Lopes, que é o Secretário de Juventude da Força Sindical Nacional. O dirigente Lélio Falcão, representou a Central do Estado na ocasião.
Na pauta do encontro estava o Trabalho Decente para a juventude além da agenda estadual da Organização.
O contexto político e econômico do País afeta não apenas os que já estão empregados, mas também àqueles que buscam pela sua primeira oportunidade de trabalho: os jovens. Se neste contexto só o fato de não possuir experiência profissional já é motivo suficiente para eliminar o jovem de uma possível entrevista, imagine aqueles que ainda estão à margem dessa realidade, como mães adolescentes, jovens infratores. Enfim, acredito que todos mereçam uma oportunidade e debater políticas nesse sentido é o primeiro passo de uma construção", analisou Alex.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.