Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec e Força Sindical-RS entregam doações arrecadadas em campanha
por Gabriella Oliveira | Doações foram arrecadadas graças a mobilização da categoria comerciária.
No mês passado o Sindec-POA e a Força Sindical-RS lançaram a campanha de arrecadação de agasalhos que mobilizou os comerciários e colaboradores da entidade. Na comemoração dos 84 anos do Sindec, a categoria também contribuiu doando alimentos. Nesta quarta-feira (3) foi o momento de fazer a entrega das doações. A instituição beneficiada foi a Escola de Educação Infantil do Campo da Tuca.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, os diretores Sandra Medeiros e João Vilmar, além do Presidente em exercício da Central, Marcelo Furtado e colaboradores de ambas as entidades sindicais, foram recebidos pelas coordenadoras pedagógicas educacionais da instituição.
A crise pela qual nosso país está passando, é sentida também dentro da escola. Tivemos uma queda nas doações arrecadas, portanto, novas parcerias e a renovação das antigas são de muito valor. Nossas crianças com certeza agradecem, pois são elas o sentido de todo o trabalho realizado aqui", destacou a coordenadora Marion Ferreira Ribeiro.
O presidente Nilton Neco destacou que é sempre um prazer ajudar às crianças, futuro do nosso país, e consequentemente suas famílias. Neco ainda agradeceu aos comerciários que mais uma vez atenderam à solicitação do sindicato e contribuíram com os alimentos e roupas doados.
Escola de Educação Infantil Campo da Tuca
Neste dia 01 de agosto a Escola completou 38 anos de fundação. Ela é mantida pela Associação Comunitária do Campo da Tuca, que também desenvolve outros projetos sociais dentro da comunidade, todos eles financiados por doações e voluntários.
Atualmente a instituição atende 118 crianças de 12 meses a 5 anos, moradoras da comunidade e do entrono.
Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato pelo telefone (51) 3384 6118 ou ir até a Escola, Rua D nº 200 (CEP: 91510480).
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.