
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Últ. atualização:
09 / SET / 2025
A mesa de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Secretário-geral, Claudio Janta, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e Presidente da Fetracos-RS, Dionísio Mazuí.

A apresentação começou com a explanação da Economista do DIEESE, Daniela Sandi, sobre a conjuntura atual das negociações.
Sandi demonstrou que nos últimos 19 anos, o Sindec conquistou reajustes superiores à soma da inflação, e buscou sempre a valorização do piso para manter o poder de compra, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.

A economista mostrou que o Sindec sempre fechou com ganho real ou igual a inflação. Para os salários em geral, o acumulado da inflação alcançou 182,3%, o reajuste ficou em 220,9%, acima da inflação, dando um aumento do poder aquisitivo.
Sandi apresentou que, conforme o Banco Central, a estimativa para novembro é do índice 4,94%. Conforme a especialista, até o momento a maioria das categorias estão fechando acima da inflação (INPC).
Em seguida o Tesoureiro Américo Cordeiro apresentou os principais itens da pauta de reivindicações que apresenta um total de 122 cláusulas, dentre elas:
Américo também lembrou que, a cláusula que prevê inclusão dos autistas, uma luta travada pelo Secretário-geral Claudio Janta no poder legislativo; foi incluída em anos anteriores na pauta e nesse ano permanece para ser pleiteada durante a negociação com os sindicatos patronais.
Esse é o mote da campanha salarial desse ano. O presidente Neco explicou que com resiliência e trabalho, sindicato e categoria venceram a pandemia e as enchentes, agora os comerciários querem mais direitos, valorização nos salários e redução da jornada.
A ideia é usar todas as mídias possíveis para poder fazer uma pressão bem forte na classe patronal para avançar na convenção coletiva”, reforçou.

Por fim, a categoria aprovou em transformar a assembleia em referendaria. Ou seja, urnas vão passar no comércio até dia 30 de setembro para os comerciários que não puderam comparecer na assembleia votar na pauta de reinvindicação.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).