Sindec 80 anos: Domingo festivo com a categoria consolida luta dos comerciários de Porto Alegre

A importância do sindicato nos níveis sociais, políticos e culturais da cidade, do Estado e do país fazem destes 80 anos um marco de lutas e conquistas.

O domingo deste 15 de julho de 2012 foi marcado pelo encontro, pela força e pela união da categoria dos comerciários de Porto Alegre. A diretoria do Sindec-POA recebeu os trabalhadores na Casa do Gaúcho para celebrarem as oito décadas de histórias e o presente de uma das principais classes de trabalhadores de Porto Alegre, que consiste em 100 mil pessoas e 5 mil sócios do sindicato.

O presidente Nilton Neco, em seu discurso, referiu os dirigentes sindicais anteriores a ele, desde a década de 1930, quando da fundação do sindicato que se deu na então Confeitaria Rocco, no Centro, passando por todas as fases em que o Sindec teve protagonismo político e social para defender e lutar pelos comerciários. Conforme Neco, está na hora de os comerciários de Porto Alegre terem um político da atualidade eleito na Câmara de Vereadores.

Neco falou da força que os trabalhadores do sindicato representam a cada ação do sindicato e o quanto só se faz possível com o respaldo de todos. "Estamos comemorando mais um aniversário do sindicato, mas este ano é muito especial, por ser os 80 anos de idade do Sindec, fundando numa época em que era muito difícil fazer movimento social", lembrou.

Entre as ações históricas está a fundação da primeira federação dos comerciários do Rio Grande do Sul.  Também, na década de 1940, sindicalista do Sindec se elegeu deputado. Na década de 1950, foi a vez de eleger um vereador da categoria e também um deputado estadual. "Nessa época teve na bancada estadual um ícone fundamental para nós, o então deputado Leonel Brizola", contou Neco.

"Nos momentos importantes, o Sindec está presente nos fatos de nossa Capital e do nosso Estado", afirmou o presidente do Sindec, destacando que é importante os comerciários se envolverem com a luta sindical e política de Porto Alegre. Na década de 1960, quando João Goulart saiu do governo com a ditadura, o Sindec serviu como comitê de resistência. "Nos momentos mais decisivos, os comerciários marcaram presença", lembrou, em referência ao passado.

Neco saudou a todos e parabenizou os trabalhadores, afirmando que a vida sindical e o envolvimento com o que ocorre na política é de suma importância para criar e gerar consciência, muito além do dissídio coletivo. "As políticas do Trabalho Decente se inserem neste contexto e por isso somos destaque como entidade na Organização Internacional do Trabalho (OIT)", afirmou, ele que é do conselho administrativo da OIT pela bancada dos trabalhadores.

Presença que não faltou à celebração dos 80 anos, o secretário geral licenciado Clàudio Janta resgatou a presença dos comerciários no movimento pelas Diretas Já e na Constituinte. "Tivemos participação nestes movimentos e temos participação quando por pressão os juros baixam, quando lutamos contra a desindustrialização que assombra o nosso país e pode nos tirar empregos, quando lutamos por salários e qualificação. Temos que ter a ver também com o que acontece em nossa cidade, em como está a saúde pública, o transporte, a moradia e o lazer", declarou Janta.

O vereador Sebastião Melo levou sua mensagem aos comerciários destacando a importância da política e do sindicato. O vereador resgatou sua chegada a Porto Alegre e como ingressou no Mundo do Trabalho. Destacou o protagonismo da categoria também nas últimas duas década. "O Sindec luta muito pela regulamentação da profissão, algo fundamental para o trabalhador", destacou Melo.

Ao saudar os comerciários e levar seu abraço, o prefeito José Fortunati, que iniciou na política pelo movimento sindical no Sindicato dos Bancários, afirmou o papel social e econômico da categoria na luta por direitos. Fortunati foi peça chave na Prefeitura Municipal para a realização do Fórum Social Temático em Porto Alegre este ano em janeiro, quando mais de 60 delegações internacionais de trabalhadores debateram desenvolvimento sustentável, meio ambiente e Mundo do Trabalho. "Os comerciários são uma das categorias mais importantes de nosso país e, ainda mais, de nossa cidade. Porto Alegre ao longo dos últimos anos teve sua sustentação no setor de serviços, segmento de atuação dos comerciários. Parabéns Sindec, vida longa aos trabalhadores e muito fortalecimento. Parabéns pela garra e pela força ao ser fundamental para os comerciários e para a luta geral dos trabalhadores", destacou o prefeito.

Atrações especiais

As crianças contaram, no pátio da Casa do Gaúcho, com muitos brinquedos e recreação. Além de pipocas, doces e churros. Já os convidados adultos sócios foram agraciados com brindes e também com o sorteio de viagens ao Beto Carrero World. Seu Ary Castro, comerciário de 92 anos, foi um dos sorteados e viajará no final do mês com a esposa dona Leopoldina para Santa Catarina.

Todos prestigiaram ainda a apresentação da peça de teatro Pois É Vizinha e o grupo de música nativista de Marco Lima.

Estiveram presentes na festa ainda o presidente do Instituto Girassol, Marcelo Furtado; o superintendente regional do Trabalho, Claudio Correa; a produtora que apresentou as atrações Silvia Duarte; e o diretor e secretário da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego; além do secretário executivo, Américo Cordeiro, e o diretor do Sindec Luis Carlos Barbosa.

Outra atração do dia foi a exposição de fotografias Imagens de Nossa História que apresenta retratos de todas as fases históricas do sindicato, incluindo as principais atuações deste 2012.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Cintia Rodrigues