Shopping João Pessoa muda fachada e ganha novas lojas
Gabriella Oliveira
Fachada do Shopping joão Pessoa

Com nova fisionomia, shopping mais antigo do Estado quer ser point da vizinhança. Foto: JONATHAN HECKLER/JC

O Shopping João Pessoa, o mais antigo do Estado e o terceiro a surgir no País, está de cara nova. Mesmo incompleta, a reforma já alterou radicalmente a fisionomia, com colocação de detalhes em madeira e árvores e pintura cinza. As laterais (voltadas às avenidas João Pessoa e Azenha) terão parte do paredão coberto de plantas, seguindo o novo conceito que quebra o domínio do concreto.

A revitalização externa e interna começou em abril de 2015, revelou-se nas últimas semanas e se completará em fevereiro de 2017. A concepção da reforma foi comandada pelo arquiteto José de Barros Lima, o mesmo que cuidou da expansão do Shopping Iguatemi.

Nesta quinta-feira (28), foi aberta a loja do Dia, que opera no nível do subsolo. Uma nova entrada foi liberada no mesmo lado.

Nos próximos meses, devem ser confirmados e instalados um novo cinema (o Cineflix fechou no começo de 2015) e uma grife de fast food. A candidata mais forte é o Burger King. Das 41 operações atuais, a meta é chegar a 72. As lojas também passarão por reforma, para se adequar ao novo conceito. A filial da Lojas Renner, uma das âncoras ao lado da Americanas e Dia%, já fez uma repaginação completa recentemente.

O investimento na revitalização, cujo valor não foi revelado, ocorre cinco anos após a Real Empreendimentos, dona dos shopping Monet, em Santa Maria, e de Pelotas e do complexo Pátio 24, na avenida Nova York, na Capital, e SVB Participações, do empresário Saul Veras Boff, comprarem o centro comercial da família que foi dona do grupo JH Santos, que foi um dos grandes nomes do varejo do Sul do País na década de 1980.

Mudança após 45 anos

O 'banho de loja' atrai a atenção de quem mora na vizinhança, que engloba os bairros Santana, Cidade Baixa e Azenha.

"Ficou mais bonito, tava sentindo falta de ter mais opções e um mercado do lado de casa", comemora a psicóloga e vizinha do empreendimento Andréa Widomski. Nesta quinta, ela conferiu o supermercado, que é das operações próprias do Dia e da linha

Market da rede.

Segundo a gerente-geral do shopping, Cristiane Carpes Bernardo, o mix do súper tem mais variedade, menos marcas próprias (que costumam ser encaradas como linhas mais populares) e opões em bebidas e outros segmentos do autosserviço. "É a versão mais requintada da rede", definiu a gestora. Promoções de estreia com preços rebaixados de carnes geraram fila e grande fluxo na loja.

Andréa só queria que a filial fosse um pouco maior, mas confessa que é bem mais cômodo ter o súper do lado de casa do que ter de caminhar distâncias maiores ou ter de depender de mercadinhos. "Era fundamental mudar. Há muito tempo nada era feito."

É a primeira revitalização em 45 anos de funcionamento. "Estava obsoleto", define a gerente. O centro comercial quer se firmar como um shopping de serviço e conveniência. Para reforçar a atratividade, foi criada uma alameda de serviços no nível da loja do Dia.

O local já tem correspondente bancário, chaveiro, lavanderia e loja de consertos de relógios. A gráfica expressa vai desceu do térreo para a alameda. A ideia é encher os espaços ainda vazios com uma petshop, sapataria e tabacaria.

"Uma das coisas que fizemos foi organizar o mix em toda a operação", cita a gerente-geral. A reforma invade espaços internos, com forros ainda expostos e em obras, instalação de equipamentos de proteção a incêndio e reconfiguração de escadas e troca de piso. A atualização das escadas rolantes já tinha sido feita.

A praça de alimentação também vai mudar, com alteração de instalações e mais espaço. Uma área de 500 metros quadrados que a Renner usava como estoque foi liberada e será integrada à praça. Não está previsto aumentar a capacidade do estacionamento, com 79 vagas. Uma razão é porque não é possível fazer expansão. "Outra é porque quase 80% dos frequentadores vêm a pé, não precisam de estacionamento", justifica Cristiane.

Raio-X

Fundado em 4 de dezembro de 1970 (primeiro shopping do Estado e terceiro do País)

Passará de 41 operações para 72, sendo três lojas âncoras - Renner, Americanas e Dia

Estacionamento com 79 vagas

Área bruta locável (ABL) após a revitalização: 8,9 mil metros quadrados

Área total construída: 4,7 mil metros quadrados

Público frequentador:

65% trabalha no bairro

60% público feminino

66,5% classe B, 24,5% de C e 9% de A

21% frequenta diariamente

78% de pedestres

Fonte: Jornal do Comércio

Voltar pro topo