Sessão solene na Câmara de Vereadores homenageou 80 anos do Sindec-POA

A homenagem foi proposta pelo Vereador e Secretário-geral da entidade Clàudio Janta.

A noite da última terça-feira (2) foi marcada por um momento muito especial para a família comerciária, que marcou presença na Câmara de Vereadores para acompanhar a solenidade em homenagem ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre pelos 80 anos de história.

O requerimento da solenidade foi proposto no dia 18 de março pelo vereador e Secretário-geral da entidade, Clàudio Janta, e aprovado por unanimidade por todos os representantes da Casa.

“É mais do que justo que a casa do povo, a casa de toda a população de Porto Alegre homenageie esta entidade pelos seus 80 anos. Quando a população de Porto Alegre procura comprar alguma coisa, seja na farmácia, loja, supermercado, lá está o representado do Sindec. É um sindicato que não luta somente pela regulamentação da profissão de comerciário, ele vem lutando por diversas causas como redução de impostos, juros e atuando efetivamente na defesa dos trabalhadores em geral”,** argumentou**.

O Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, se manifestou orgulhoso em poder dizer que a entidade representa 100 mil trabalhadores com muita dignidade na luta constante em defesa dos direitos da categoria.

“Para nós é uma honra estar nessa Casa e mais do que isso, estar comemorando 80 anos, é uma história de vida que representa um terço da história de Porto Alegre. O Sindicato nasceu em 1932 e sempre teve uma atuação muito importante, e isso demonstra a pujança da nossa entidade e o crescimento que a categoria teve nesses anos todos”,** disse o Presidente**.

O Prefeito José Fortunati se pronunciou dizendo que o Sindec tem feito a diferença na cidade, com uma representação ativa também junto à Força Sindical, uma das centrais mais fortes no país.

“O sindicato tem construído indiscutivelmente um referencial muito forte na luta sindical. Felizmente o Sindec tem uma clara compreensão de que lutar por melhores condições de trabalho, por melhores condições de vida, lutar pela dignidade do comerciário, não depende somente da luta dos comerciários, depende da relação com os demais trabalhadores e também com os empresários, com a cidade, o estado e o país, e de uma forma muito adequada o Sindicato tem feito esta luta”,** relatou Fortunati**.

Na ocasião o Presidente Neco recebeu o diploma da Câmara de Vereadores e placas comemorativas da Força Sindical, representada pelo diretor Antônio Johann, e da Fetracos-RS, através do presidente em exercício Dionisio Mazui. A mesa oficial ainda contou com a do vice-prefeito Sebastião Mello, do Secretário de Estado dos Gabinetes dos Prefeitos Afonso Motta, do presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Luiz Hamilton de Souza e do vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, além do presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Thiago Duarte.