Ações jurídicas do sindicato na defesa dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Serviço de Proteção ao Comerciário em ação
por Gabriella Oliveira | Entre em contato com o sindicato para fazer uma denúncia.
Você sabia que o Sindec conta com o SPC- Serviço de Proteção ao Comerciário? O SPC é um canal direto do trabalhador com o sindicato na defesa dos seus direitos. O departamento de fiscalização recebe denúncia e após averiguação junto à empresa denunciada, propõe medidas para solucionar o impasse sem comprometer e revelar a identidade do trabalhador.
Veja alguns casos solucionados pelo Sindec por meio do SPC:
Mini Mercado Sbruzzi
Uma comerciária do Mini Mercado Sbruzzi, foi desligada da empresa e iria receber R$359,69 de verbas rescisórias referente ao período trabalhado: 01/8/2011 a 20/7/2017. Após recorrer à fiscalização do Sindec, foi analisada toda a documentação e constatado que havia uma diferença de haveres salarias por diversos contratos de trabalho dentro de um único, caracterizando unicidade contratual. O Sindec apurou os valores e a empresa foi obrigada a pagar R$6.649,35 para a comerciária.
Cassol Center Lar
Após denúncia para o SPC, os setores de Fiscalização e Segurança e Medicina do Trabalho constaram que a Loja Cassol Center Lar estava fazendo uma obra junto ao refeitório e área dos armários dos funcionários, ocasionando poeira e ruído excessivo no horário de intervalo e refeição. O Sindec solicitou à empresa a colocação de tapume a prova de ruído. A solicitação foi acatada.
Unisuper
Após denúncia ao SPC, a fiscalização averiguou o registro de ponto dos funcionários do Unisuper e constatou que eles haviam trabalhado mais de seis dias consecutivos sem ter folga. O mesmo acontecia aos domingos, as folgas não eram concedidas. A empresa foi autuada e realizou o pagamento pelos dias trabalhados retroativo a março.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.