Serasa: qualidade do crédito ao consumidor melhora no 1º trimestre

Melhorou a qualidade do crédito do consumidor no primeiro trimestre deste ano, de acordo com avaliação da Serasa Experian. A entidade sinaliza queda na probabilidade de inadimplência em um horizonte de 12 meses, caso consumidor obtenha algum financiamento.

O Indicador de Qualidade de Crédito do Consumidor (IQCC) medido pela empresa subiu para 80,4 pontos no primeiro trimestre de 2012, numa escala que varia de 0 a 100. Foi o maior valor do índice desde o primeiro trimestre de 2010. Quanto maior o valor, melhor a qualidade de crédito. No quarto trimestre de 2011, o indicador marcava 80,2 pontos.

A Serasa atribui a melhora do índice ao recuo da inflação, à redução dos juros, à manutenção de patamares mínimos históricos para a taxa de desemprego, além do crescimento mais moderado do endividamento.

O aumento da qualidade do crédito foi mais intenso no Sudeste, onde o indicador passou de 80,6 pontos para 80,8 pontos ; no Sul, de 84,9 para 85,3; e no Centro-Oeste, de 79,1 para 79,5. No Norte e no Nordeste, a qualidade de crédito do consumidor permaneceu estável em 76,0 e em 78,4, respectivamente, na passagem do quarto trimestre de 2011 para o primeiro trimestre de 2012.

Valor Econômico