
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Dirigentes comerciais do SENTRACOMSERV – Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Setor de Comércio e Serviços da Força Sindical – de diversos sindicatos estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 25, na sede da Força Sindical do Rio Grande do Sul. O evento fez parte do cronograma de eventos da central durante o Fórum Social Temático 2012.
A reunião serviu para fundamentar as reivindicações, propostas e projetos para o secretariado no ano de 2012.
A mesa, primeiramente composta pela representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guaíba, Ivone Simas, Eunice Cabral, presidente da Força Sindical RS, Clàudio Janta, secretário geral da Força Sindical nacional, João Carlos Gonçalves, o Juruna e pelo presidente da Fecormércio SP, Luiz Carlos Motta, realizou os primeiros levantamentos sobre as diretrizes da reunião. Após, a mesa de trabalho foi aberta com o representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Quarai, Dionísio Mazui, e Luiz Carlos Motta, que encaminharam a palavra para os dirigentes comerciais.
As bandeiras de lutas defendidas pela classe, definidas no seminário ocorrido em dezembro, em Praia Grande, foram lembradas. Os dirigentes decidiram escolher as prioridades em uma segunda reunião, onde mais representantes de outros estados possam estar presentes, auxiliando na decisão. No total, são 148 sindicatos filiados à Força Sindical, em 16 estados.
As prioridades são: regulamentação da profissão, fortalecimento das negociações coletivas nacionais e internacionais, manutenção do imposto sindical, revogação da emenda constitucional 45, intervenção do Ministério Público nas relações de trabalho, terceirização do trabalho, redução da jornada de trabalho, implementação do trabalho decente, fortalecimento da campanha para eleger representações políticas e o trabalho aos domingos.
O presidente Clàudio Janta finalizou a reunião reforçando que as principais bandeiras devem ser defendidas, pois fazem parte dos interesses da classe.
Texto: Ligiane Brondani

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).