
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Dirigentes comerciais do SENTRACOMSERV – Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Setor de Comércio e Serviços da Força Sindical – de diversos sindicatos estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, dia 25, na sede da Força Sindical do Rio Grande do Sul. O evento fez parte do cronograma de eventos da central durante o Fórum Social Temático 2012.
A reunião serviu para fundamentar as reivindicações, propostas e projetos para o secretariado no ano de 2012.
A mesa, primeiramente composta pela representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Guaíba, Ivone Simas, Eunice Cabral, presidente da Força Sindical RS, Clàudio Janta, secretário geral da Força Sindical nacional, João Carlos Gonçalves, o Juruna e pelo presidente da Fecormércio SP, Luiz Carlos Motta, realizou os primeiros levantamentos sobre as diretrizes da reunião. Após, a mesa de trabalho foi aberta com o representante do Sindicato dos Empregados no Comércio de Quarai, Dionísio Mazui, e Luiz Carlos Motta, que encaminharam a palavra para os dirigentes comerciais.
As bandeiras de lutas defendidas pela classe, definidas no seminário ocorrido em dezembro, em Praia Grande, foram lembradas. Os dirigentes decidiram escolher as prioridades em uma segunda reunião, onde mais representantes de outros estados possam estar presentes, auxiliando na decisão. No total, são 148 sindicatos filiados à Força Sindical, em 16 estados.
As prioridades são: regulamentação da profissão, fortalecimento das negociações coletivas nacionais e internacionais, manutenção do imposto sindical, revogação da emenda constitucional 45, intervenção do Ministério Público nas relações de trabalho, terceirização do trabalho, redução da jornada de trabalho, implementação do trabalho decente, fortalecimento da campanha para eleger representações políticas e o trabalho aos domingos.
O presidente Clàudio Janta finalizou a reunião reforçando que as principais bandeiras devem ser defendidas, pois fazem parte dos interesses da classe.
Texto: Ligiane Brondani
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.