Secretário-geral do Sindec é nomeado ao Conselho de Competitividade; Mobilização contra Desindustrialização segue em SP

Os Conselhos de Competitivade foram anunciados hoje durante a apresentação do Plano Brasil Maior como medida pela indústria em Brasília. A presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, foram os grandes anunciadores do pacote. Porém, a instalação dos conselhos foi a grande novidade do dentre as medidas. O projeto que tramita no Congresso contra a guerra nos portos foi apontado como positivo e emergencial.

O presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, foi nomeado para ser membro de um dos 19 Conselhos Setoriais de Competitividade, órgão que tem o papel de sugerir e até mesmo criar políticas para a indústria nacional.

"É um sinal de abertura do governo aos trabalhaores, sem dúvida", afirmou o sindicalista, ao reconhecer que os conselhos são importantes, mas como medida a longo prazo. Os conselhos serão compostos de cerca de 600 representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores.

Já as medidas econômicas concretas e imediatas foram consideradas fracas pelos representantes dos trabalhadores.

"Não se viu ações que garantam o emprego, enquanto foi anunciada a injeção de incentivos na indústria", afirmou o presidente da Força RS. Conforme Janta, foi anunciada ainda a desoneração da folha de pagamento, mas também sem garantias ao emprego. Sobre os setores industriais priorizados, o número foi considerado baixo. "O país tem mais de 100 setores industriais. Contemplar uma minoria não adianta", criticou.

No entender dos representantes dos trabalhadores, o discurso apresentado hoje pelo governo - que citou a importância do emprego, qualificação profissional e queda dos juros - não foi completado com ações imediatas. "Não houve intenção de mexer no juro do consumidor que usa cartão de crédito, no juro bancário em geral, além da pouca clareza em como se pretende proteger a indústria nacional com regras para os produtos importados e melhorar o emprego", explicou.

A classe trabalhadora vai seguir mobilizada realizando atos e passeatas em defesa do emprego e da renda, junto com estudantes e empresários. O objetivo é pressionar o governo e informar a sociedade sobre os problemas e a desindustrialização.

"Amanhã realizamos passeata em São Paulo e semana que vem em Belém, além de outras capitais. Esperamos novas medidas do governo e a participação da sociedade nesse processo", conclamou o sindicalista gaúcho.

E complementou: "Quase tudo que se viu anunciado hoje já vinha sendo feito em algum ministério ou secretaria de governo.  A novidade é a Medida dos Portos e os conselhos, mas precisamos de medidas a curto e médio prazo", concluiu.

Estiveram em Brasília também os diretores do Sindec-POA Luis Carlos Barbosa, Marcelo Furtado e Claudio Correa.