Se agrava dívida social da América Latina, adverte Alternativa Democrática Sindical (ADS)
por Gabriella Oliveira |
A alternativa Democrática Sindical expressou sua preocupação pela deliciada situação social, econômica e política dos trabalhadores do continente americano e pela proliferação de governos populistas que estão contribuindo com o agravamento das condições dos países da região.
O pronunciamento foi feito durante a primeira reunião do Comitê Executivo da ADS, que reuniu os dirigentes em Bogotá para debater a situação das américas.
Os dirigentes sindicais ressaltaram que a dívida social com os trabalhadores vem crescendo de maneira preocupante, motivada por fenômenos como a corrupção, desemprego, pobreza extrema, especialmente em países onde está enraizado regimes totalitários que se caracterizam pela violação dos direitos humanos.
O Comitê reuniu o teor dos assuntos debatidos em documento assinado pelo Presidente Julio Roberto Gómez Esguerra e Secretário-geral, Nilton Neco.
Neco é Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil e Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.