Sancionada lei que antecipa data-base do piso mínimo regional
Renata Germano

Conquista é fruto da luta da Força Sindical e demais centrais.

Sancionada a Lei 13.436, de autoria do deputado Heitor Schuch, que antecipa a data-base de reajuste do piso mínimo estadual. De 1º de maio, como é hoje, passará para 1º de março em 2011 e, finalmente, 1º de janeiro em 2012. A conquista também é fruto da luta da Força Sindical junto com as demais centrais sindicais do estado.

A antecipação do reajuste em dois meses representará uma injeção de recursos de mais de R$ 110 milhões na economia do Rio Grande do Sul, considerando os 1,2 milhão de trabalhadores beneficiados pelo piso. O objetivo também é igualar o aumento á data-base do salário mínimo nacional e reduzir as perdas  dos trabalhadores. Quando da criação do piso, em 2001, a diferença em relação ao mínimo nacional era de 28%. Hoje, ambos estão praticamente iguais: a primeira faixa do salário estadual é de R$ 511,29.

Neste ano, as centrais sindicais estão propondo 14% de reposição. No dia 28 de abril a Comissão de Economia da Assembléia realiza audiência pública, por solicitação do parlamentar, com o objetivo de agilizar as negociações.