Intenção de consumo das famílias cresce 2,3% em janeiro
por Régis Araújo | As famílias brasileiras começaram o ano mais propensas a gastar, conforme o indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Ante dezembro de 2017, a alta foi de 2,3%. Apesar do avanço, a CNC destacou em nota que a leitura do ICF ainda se encontra abaixo da "zona de indiferença", de 100 pontos.
O resultado abaixo dos 100 pontos ainda indica uma recuperação lenta do otimismo das famílias.
Os consumidores seguem melhorando suas avaliações sobre a economia, mas o nível de endividamento das famílias, principalmente o daquelas com menor poder aquisitivo, leva à cautela nos gastos, atuando como um fator restritivo ao consumo", diz, na nota, a assessora econômica da CNC, Juliana Serapio.
Conforme a CNC, único componente do ICF acima da zona de indiferença, o Emprego Atual registrou 109,6 pontos em janeiro, o maior valor desde julho de 2015. O subíndice avançou 0,3% em relação a dezembro de 2017 e 4% na comparação com janeiro de 2017. "O porcentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 33,4% ante 33,1% em dezembro", diz a nota da CNC.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.